5 coisas a saber quando procurar um programa de pós-graduação

Nos dias atuais ser bacharel em determinada área já não é um diferencial curricular, as empresas buscam cada vez mais funcionários qualificados e especializados.

1,394 views   |   3 shares
  • Nos dias atuais ser bacharel em determinada área já não é um diferencial curricular, as empresas buscam cada vez mais funcionários qualificados e especializados. Por isso existem diversos cursos de especialização e MBA que podem aperfeiçoar suas competências profissionais, mantê-lo bem colocado no mercado de trabalho, enriquecer seu currículo, torná-lo um profissional disputado e apto a colaborar para o desenvolvimento e crescimento de projetos dentro da empresa.

  • Segundo Dr. Marcelo Gulini Chiodi, graduado em Psicologia, Mestre e Doutor pela PUC-Campinas e coordenador dos cursos de pós-graduação da Anhanguera Educacional de Sumaré, existem cinco aspectos importantes para verificar na escolha de um programa de pós-graduação.

    1. Procure uma Instituição de Ensino que seja autorizada e credenciada a ministrar o curso no qual escolheu. Para ter acesso a estas informações, basta acessar o portal http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/ e verificar se a instituição de sua escolha tem autorização para prestar o serviço desejado. Para obter outras informações, consultar a Secretaria de Educação Superior – SESu e analisar a lista de instituições credenciadas para a oferta de pós-graduação lato sensu e de especialização a distância na página do MEC.

    2. Muitas instituições de ensino realizam entrevistas entre o coordenador do curso e o candidato para o esclarecimento das dúvidas. O coordenador é a pessoa mais preparada e indicada a direcionar a sua escolha.

    3. Faça um levantamento sobre sua graduação e seu histórico profissional, escolha um curso que direcione a sua área de atuação e verifique qual a melhor modalidade, presencial ou a distância. Posteriormente, você pode escolher a modalidade de pós-graduação que deseja realizar, Lato Sensu ou Stricto Sensu.

  • O Lato Sensu

  • São cursos de aperfeiçoamento profissional e técnico em áreas específicas. Segundo o site do MEC as pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como:

  • Advertisement
  • Master Business

  • Com duração mínima de 360 horas e ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma, ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino - art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.

  • Stricto Sensu

  • É destinado aos interessados em seguir carreira acadêmica no ensino superior e subdivide-se em mestrado e doutorado. Segundo o site do MEC, as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos.(art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

    1. Caso optar por realizar uma segunda pós-graduação, escolha um curso em que a escassez de profissionais qualificados seja significativa.

    2. Se possível, faça uma visita na instituição de ensino escolhida, conheça os métodos de ensino utilizado, a localização, converse com amigos e pessoas que já se formaram ou que estão cursando.

  • Por fim, busque sempre se qualificar para o mercado de trabalho, coloque o estudo como prioridade, trace as metas desejadas e aprimore suas habilidades. Um líder religioso, Gordon Hinckley, disse: “o estudo é a chave da oportunidade".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Érica Keiko Nagasse Mendes é supervisora comercial do Grupo Anhanguera Educacional.

 

5 coisas a saber quando procurar um programa de pós-graduação

Nos dias atuais ser bacharel em determinada área já não é um diferencial curricular, as empresas buscam cada vez mais funcionários qualificados e especializados.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr