Como construir um relacionamento saudável

Construir um relacionamento saudável pode ser comparado a cuidar de nossa saúde física. Exige disciplina e dedicação. Veja 3 dicas essenciais.

7,456 views   |   23 shares
  • Viver um relacionamento a dois nem sempre é uma coisa fácil. Atualmente, com a correria do dia a dia e com a presença constante da tecnologia em nossas casas, temos cada vez menos tempo para dedicar ao nosso parceiro e à nossa família. Aos poucos nos tornamos negligentes com as pessoas que amamos e os nossos relacionamentos acabam adoecendo gradativamente. Assim, relacionamentos doentes tendem a fragilizar os vínculos no dia a dia e, aos poucos corremos o risco de perder completamente a pessoa que é o objeto da nossa relação.

  • Na realidade, construir um relacionamento saudável pode ser comparado a cuidar de nossa saúde física. Isso porque, do mesmo modo que fisicamente precisamos nos alimentar, nos exercitar e descansar de forma adequada para nos mantermos saudáveis, os nossos relacionamentos precisam desses cuidados.

  • 1 – Alimente a sua relação

  • A expressão parece estranha mais é bastante verdadeira. Alimentar uma relação amorosa é dedicar tempo a ela. Construir uma relação saudável, seja com seu cônjuge, seus filhos, seus pais ou amigos, exigirá sempre muita dedicação. Se você quer ter uma relação sadia e duradoura tente encontrar tempo na sua rotina para dedicar-se a ela. Passar um tempo juntos, preferencialmente a sós, é uma forma de alimentar o seu relacionamento com amor, carinho e atenção. É praticamente impossível nos mantermos ligados emocionalmente a alguém com quem não conversamos ou com quem falamos apenas o básico. Relacionar-se com alguém é investir tempo em ouvi-lo, ajudá-lo, fazê-lo rir, chorar junto, compartilhar bons momentos. Se você quer construir uma relação saudável invista tempo nisso.

  • 2 – Exercite o seu relacionamento

  • Todo relacionamento tem uma história. Exercitar o seu relacionamento é esforçar-se para manter essa história viva. O filósofo e escritor Albert Camus, disse uma vez que “somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de fazer”. Assim, quando não cuidamos das coisas que fazemos no nosso relacionamento, nos tornamos responsáveis pelo seu término ou mesmo por sua infelicidade. O que acontece nos relacionamentos é que, costumamos ser muito dedicados e amorosos no início, entretanto, com o passar do tempo abandonamos detalhes e, por vezes, até nos abandonamos e deixamos a relação adoecer. Construir um relacionamento saudável é inventar novidades para a rotina, relembrar datas especiais, atentar para as necessidades e vontades da outra pessoa, é exercitar diariamente o ato de amor!

  • Advertisement
  • 3 – Dê um descanso à sua relação

  • Assim como o nosso corpo, nossos relacionamentos precisam descansar. Isso significa que, por mais companheiro, cúmplice e apaixonado que você esteja, dar ao seu parceiro liberdade para exercer sua própria vontade e, principalmente, dar ao parceiro privacidade no dia a dia é extremamente sadio e importante. Dar um descanso à sua relação é permitir que o seu parceiro faça escolhas sozinho, tenha um tempo para si mesmo e para os amigos e possa dedicar-se a um hobby ou atividade de lazer sem sentir-se preocupado. O segredo da saúde de sua relação estará no equilíbrio entre o tempo dispensado ao seu parceiro e o tempo em que você o dispensa para fazer o que ele precisa ou gosta.

  • Diante do exposto fica claro que não é tão difícil construir um relacionamento saudável quando estamos realmente dispostos a isso, afinal, precisamos ter em mente que, quando amamos uma pessoa e queremos estar com ela, devemos primeiro nos preocupar em fazê-la feliz e, com certeza a recíproca será verdadeira.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Tahiana Andrade S. Borges é psicóloga clínica e especialista em Gestão de pessoas. É escritora free-lancer de sites e blogs, escrevendo sobre assuntos relacionados à Psicologia e Comportamento Humano.

Como construir um relacionamento saudável

Construir um relacionamento saudável pode ser comparado a cuidar de nossa saúde física. Exige disciplina e dedicação. Veja 3 dicas essenciais.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr