Como ensinar seu filho a elogiar os outros

Elogiar ou exaltar os outros é uma maneira de demonstrar carinho e amor pelas pessoas.Veja dicas de como ensinar os filhos a como elogiar.

1,329 views   |   3 shares
  • Muitos pais têm buscado entender qual é a melhor forma de ajudar seus filhos a tornarem-se pessoas de boa índole, sendo habilidosos na comunicação ao próximo. O que alguns pais precisam saber nessa busca é que além de pais são também educadores e muitas vezes agem como conselheiros. Portanto, é seu dever encontrar a melhor forma de ajudar seu filho no relacionamento com você mesmo e com as outras pessoas.

  • As mudanças ocorrentes no mundo pós-moderno tornam cada vez mais difícil ensinar os filhos. Temos tido inúmeras pesquisas sobre o comportamento humano, parte dessas pesquisas são feitas com intenção de ajudar o ser humano a educar a si mesmo e só depois educar seu próximo. Então pais, para ajudar seus filhos a melhorarem no elogio aos outros, é importante que vocês façam uma observação de sua própria vida e, se precisarem de ajuda, busquem-na a partir de profissionais competentes.

  • Parte do comportamento dos filhos são resultado do comportamento dos pais. Se não sabemos lidar com emoções, se parte de nós ainda não conseguiu superar o diferente modo de vida que tivemos com nossos pais, podemos não ter aptidão para ajudar os filhos.

  • Mas observe a seguir os seguintes princípios que serão úteis na arte de ajudar seus filhos a elogiarem os outros. Não são milagres, pois trata-se de diferentes personalidades de pessoas, porém darão início a uma importante mudança de comportamento deles, até mesmo do seu próprio comportamento como pai.

    • Treine suas emoções, controle-as, "tornamo-nos mais emocionalmente preparados quando treinamos nossas emoções", disse John Gottman, Ph.D e escritor do livro Inteligência Emocional e A Arte de Educar Nossos Filhos. Seremos mais sábios ao enfrentar conflitos familiares, que são inerentes a vida da família, e fazem parte do crescimento de cada um. Com o treino emocional você se aproximará de seu filho e essa aproximação lhe trará confiança e respeito por parte dele.

    • Seja firme com ele quando precisar, mas depois demonstre mais amor, perceba as emoções negativas dele, elas lhe darão oportunidades de ser um educador eficiente.

    • Existe uma frase que muitos de nós já ouvimos que diz o seguinte: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Essa frase não deve existir em seu lar de maneira alguma. Seja o exemplo! Não existe aprendizado maior que o exemplo, se você quer que seu filho elogie os outros, comece a elogiar também, comece pelos que lhe cercam, ou seja, em casa. Quebre o ciclo do silêncio nas horas em que estiverem juntos. Dê o primeiro passo.

    • Não mime demasiadamente seu filho. Na Bíblia Sagrada no livro de Eclesiástico 30:7 tem a seguinte frase: "Quem mima o próprio filho, depois terá que lhe curar as feridas e, a cada grito dele, suas entranhas estremecerão". O ponto certo é o equilibrio, filhos devem receber carinho, que é fator importante para a autoestima e desenvolvimento sadio.

    • Comece a envolver-se na vida de seu filho, participe de atividades em conjunto, seja amigo dos amigos dele, busque qualidades neles e fale que eles são importantes também por serem amigos de seu filho. Trate-os com respeito, elogie-os quando estiverem na companhia deles.

    • Não force seu filho a abrir a boca, falando palavras do tipo: "Fale com seu tio, com seus avós!". Em vez disso converse com ele, antes que estejam em alguma reunião familiar ou em outra reunião social, aproveite o momento e fale que o ama e o respeita.

  • Advertisement
  • Por fim, conforme começar a praticar esses princípios, confie na mudança de seu filho, ajude-o no caminho, elogie-o nos atos diários. Mas lembre-se que um elogio vale quando é sincero, honesto, sutil, nada exagerado, forçado ou falso. Elogiar alguém basicamente significa reconhecer o que o outro faz, ser grato, admirar, apontar os pontos fortes. Esse tipo de ensinamento é válido inclusive para que a pessoa desenvolva o otimismo, aprendendo a ver que cada pessoa possui qualidades e potencial.

  • Lembre-se dessa frase de Haim Ginott: "Todos os sentimentos são permissíveis, mas nem todos os comportamentos são".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Como ensinar seu filho a elogiar os outros

Elogiar ou exaltar os outros é uma maneira de demonstrar carinho e amor pelas pessoas.Veja dicas de como ensinar os filhos a como elogiar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr