Como reconstruir sua vida depois da separação

Algumas reflexões sobre como superar a dor da separação e reconstruir a própria vida.

32,423 views   |   140 shares
  • Percebo pessoas que tentam banalizar sentimentos, dizendo que separar hoje em dia é muito fácil, “não deu certo, separa”, dizem que até os filhos já não se importam mais com o divórcio dos pais. Mas o que vejo na prática é muito diferente; a separação é uma ruptura dramática na vida das pessoas e promove sofrimento para todos os integrantes da família.

  • O fato é que as consequências de uma separação para todas as pessoas envolvidas, principalmente os filhos, transcendem em muito o momento em que ela ocorre e, por isso, essa é uma decisão que deve ser sempre muito bem analisada. Entretanto, sendo uma posição tomada é preciso pensar em maneiras de reconstruir a vida, procurando esmerar-se nisso.

  • Algumas reflexões poderão facilitar esse caminho:

    • Se a separação é um fato já não importa se você a queria ou não; aconteceu e você precisará aprender a lidar com isso. Enfrentar essa realidade pode ser fundamental, pois dessa forma você limita pensamentos dolorosos que não precisa alimentar. Virar a página e começar a escrever a sua vida novamente deve ser seu foco agora.

    • Ter que virar a página não significa que seu passado não valeu a pena. Esse pensamento gera muito sofrimento, para que cultivar essa frustração? Lembre-se dos momentos bons que você teve nessa vida em comum e perceberá que seu casamento por algum tempo deu certo. E certamente as experiências tanto boas como ruins podem ser muito úteis como lições do que você quer ou não em seu futuro e como pode estar agindo em conformidade com isso.

    • Não se deixe levar por emoções destrutivas como a culpa, rejeição ou desprezo. Isso só fará por desarmá-lo num momento em que você precisa de muita coragem. Quando estamos vivendo um trauma parece que nada é maior do que o nosso sofrimento, mas se olhamos para fora de nós mesmos, vemos que muita gente já superou isso e que sempre será possível fazer melhor. Assim, saia o quanto antes da sua bolha de dor.

    • Cuide de você mesmo, não permita que a frustração pelo fim da sua relação destrua a sua autoestima! Mantenha-se bem para você mesmo e para as pessoas que se preocupam com você. Se distraia, pense em outras coisas, saia com amigos, faça compras, exercícios ou qualquer coisa que lhe dê prazer e faça esquecer os pensamentos sombrios.

    • Se você tem filhos, dedique-se a eles; não deixe que desculpas do tipo “estou muito triste” ou “eles não moram mais comigo” seja impedimento para você cultivar a alegria de conviver com eles. Lembre-se que existe ex-esposa e ex-marido, mas jamais ex-filhos! Tenha certeza que é desse convívio que você tirará muito da força que precisa para superar o trauma e reconstruir sua vida. Mas, cuidado, não os sobrecarregue com a sua dor... Seus filhos não têm que suportar mais isso! Pelo contrário, o papel de ajudá-los a também superar essa separação é dos pais e não o contrário.

    • Evite falar mal daquele que foi o seu cônjuge, mágoas poluem o ambiente de quem as tem. Seus familiares, amigos e, principalmente, seus filhos vão se incomodar com isso e podem até se afastar de você. Nada mais patético que alimentar ressentimentos e degradar outra pessoa, mesmo considerando que ela tenha prejudicado você. Livre-se desse ranço!

  • Advertisement
  • Enfim, abra caminho para outras emoções na sua vida e acredite na felicidade!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Como reconstruir sua vida depois da separação

Algumas reflexões sobre como superar a dor da separação e reconstruir a própria vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr