Como lidar com o estresse

Cuide de si mesmo! Reflita nas dicas apresentadas e saiba como lidar com o estresse, afinal, ele não é maior do que você!

405 views   |   1 shares
  • Pode-se dizer que o estresse é um dos grandes males do mundo moderno. Hoje em dia quase tudo é culpa do estresse. Na verdade, segundo alguns especialistas, ele está na raiz de muitos problemas que acabam ocasionando doenças, tanto físicas como emocionais. E no Brasil os dados são preocupantes, pois segundo um levantamento feito pela Associação Internacional de Controle do Estresse – ISMA, o Brasil é o segundopaís do mundo com altos índices de estresse. Isso nos faz refletir no que pode estar causando tanto estresse e também no que pode ser feito para minimizar essa situação e combater esse mal.

  • Muito se fala em desordens emocionais e mentais nos dias de hoje. Livros e artigos alertam para a importância de cuidar da saúde mental e emocional. Isso prova que “estresse” é coisa séria. No mundo moderno a grande quantidade de informações a que estamos submetidos tem sido um grande gerador de estresse. As pessoas correm muito, falam rápido, assumem diversas atividades, enfim, percebe-se uma sociedade esquecida de si mesma e na maior parte dos casos, imersa em preocupações exteriores.

  • Mas como prevenir esse mal e promover uma vida mais saudável? Será possível lidar com o estresse e controlá-lo ou simplesmente adotar hábitos que tenham o poder de afastá-lo de nossas vidas? Vejamos algumas dicas que podem ajudar.

  • Você é apenas UM

  • É de grande importância, antes de falar de estresse, entender que somos seres frágeis e que precisamos de cuidados. E nós somos os maiores responsáveis por isso. É muito comum e até natural que todos queiram fazer tudo e conquistar muito no mundo atual, afinal, são tantas novidades, tantas conquistas para alcançar! Porém, você precisa conhecer e respeitar seus próprios limites (emocionais, mentais e físicos). Faça uma coisa de cada vez, organize-se, saiba o que quer. Essas coisas ajudam a ter essa percepção de limite.

  • Tire um tempo para si

  • Tudo demais é prejudicial. Os exageros nos levam ao abismo e sair deles é bem trabalhoso. Portanto, saiba estabelecer os momentos de trabalho, de lazer, de cuidados com os outros e de cuidados para si. A organização é a chave! Se não houver um controle do tempo será difícil não entrar nos ciclones do mundo moderno.

  • Advertisement
  • Faça atividades físicas

  • Não precisa necessariamente praticar um esporte ou frequentar uma academia. Se você não tem tempo, tire pelo menos um horário para a prática de um exercício físico simples como a caminhada. A atividade física causa bem-estar, dá disposição e ainda ajuda a mente a se manter mais relaxada, pois o cérebro libera endorfina, que é uma substância que proporciona sensação de relaxamento e tranquilidade.

  • Identifique as causas

  • Tente descobrir a fonte do seu estresse. Quando sabemos o que nos aflige é mais fácil buscar soluções. Tente criar uma distância psicológica entre você e o que te causa preocupação. Por exemplo: se a maior fonte de estresse está no trabalho, tente deixar os problemas lá. Desligue-se momentaneamente a partir do momento que encerrar seu expediente. Se os estresses são no lar, busque o diálogo e encontre formas de promover programas que envolvam a família em outra sintonia.

  • Sabemos que na prática é um desafio, mas o que é a vida senão vencê-los? Pela sua saúde, reflita nas dicas apresentadas e faça esse carinho por si mesmo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

Como lidar com o estresse

Cuide de si mesmo! Reflita nas dicas apresentadas e saiba como lidar com o estresse, afinal, ele não é maior do que você!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr