Como preparar nossos filhos adultos para deixar o ninho e seguir sua vida

16 dicas de como preparar os filhos e direcioná-los no bom caminho para que eles possam seguir suas vidas com equilíbrio e amor.

Fernanda Ferraz

Todo filho um dia cresce. E a grande maioria torna-se homens e mulheres participantes ativos da sociedade. Mas como os pais podem conseguir dar uma boa criação a ponto de sentirem-se tranquilos no dia em que seus filhos forem maduros o suficientes para sair de casa e cumprir com suas responsabilidades dando uma contribuição positiva para a sociedade?

1- Ensinar

. O princípio do ensinar deve ser atribuído desde cedo, ainda quando os filhos são pequenos e imaturos, para que esses fundamentos sejam colocados diariamente nas práticas da criança, ficando mais fácil para seu desenvolvimento baseado nessas atribuições.

2- Tarefas

. É importante os pais delegarem tarefas, responsabilidades, como ajudar a varrer o quintal com a mamãe, ajudar o papai a fazer a feira alimentícia, arrumar o quarto, dobrar suas roupas. Isso induz a organização e faz com que eles cumpram suas tarefas.

3- Administrar

. Mostre como eles devem e podem administrar equilibradamente suas vidas, como administrar bem seus horários, valorizando e dando tempo suficiente a tudo que é importante na vida deles, como os estudos, amigos, o tempo em família, e trabalhos.

4- Respeito

. Demonstre através do diálogo e também das ações sobre o valor de respeitar ao próximo; primeiro isso deve ser feito no próprio lar, depois com os conhecidos e desconhecidos. Respeite também suas escolhas, sejam elas profissionais ou matrimoniais.

Advertisement

5- Proteger

. Ensine-os como eles devem se proteger, que recursos usar para se proteger, podemos citar, por exemplo, as leis.

6- Economia

. Ensine seus filhos a economizar desde cedo, a poupar, a fazer planos e dedicar tempo e recursos para esses planos, por exemplo, a meta de fazer uma faculdade ou de estudar em outro país, ou de conhecer outro estado.

7- Boas atitudes

. Incentive-os a terem boas atitudes, a fazer o que é correto e não o que lhes convêm, porque nem tudo que convém é bom. Às vezes compramos algo e é nos devolvido um troco em maior valor, ainda que a pessoa que o fez não tenha percebido, isso trará prejuízos a ela, pode ser que seja descontado a diferença do caixa no pequeno salário que ela recebe ou que sejam feitas más acusações porque ela cometeu um erro sem perceber no troco que lhe devolveu a mais. Temos que ser o bom exemplo, mostrar aos outros que ser honesto e ter boas atitudes é bom e importante e faz parte do nosso amadurecimento e até dos testes que a vida nos dará, para ver qual será nossa reação conosco e com o próximo. Se iremos de fato empregar o amor ao próximo.

8- Ser presente

. Mostre a seus filhos que mesmo que saiam de casa para prosseguirem com suas próprias vidas, eles têm a sua presença, seu interesse e apoio, nos momentos bons e maus.

9- Lutar por seus ideais

. É muito bom quando os pais incentivam de maneira correta e sadia, dando o conhecimento necessário para que os filhos lutem na busca desses ideais.

Advertisement

10- Em busca da felicidade

. Ensine-os que o ser é muito mais importante que o ter, que devemos valorizar as coisas que nos são gratuitas e eternas e priorizar a família. Mostre que para ser feliz não é preciso muito, só o necessário, e que saber agradecer pelo que tem é essencial.

11- Investir

. Façam juntos uma caderneta de poupança, façam aplicações, compre e revenda, use seus talentos para melhorar sua vida, mas sem pisar ninguém, nem ofender.

12- Permita

. Deixe-os tomarem suas próprias decisões sozinhos e encontrarem as soluções necessárias para a resolução de problemas.

13- Direcione-os

. Mostre o caminho, mas não controle ou exerça pressão, deixe-os andarem com suas próprias pernas, esse passo é muito importante; se errarem, não tem problema, eles voltam e consertam.

14- Amor

. Sempre amar independente das escolhas.

Advertisement

15- Consequências

. Mostre e ensine que tudo o que eles fizerem, terá uma consequência boa ou ruim, e que antes de tomar uma decisão é preciso avaliar com sabedoria e cautela, para não causarem a si mesmos sofrimento desnecessário.

16- Cuidar

. Ensine-os a amarem e cuidarem do que têm, e cuidarem da saúde e do corpo, a serem atenciosos e cuidadosos com as coisas que o fazem felizes.

Pais sempre vão ser pais e filhos vão sempre ser filhos, nem mesmo a distância pode quebrar esse laço de amor.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.