10 sugestões de alimentos que ajudam no combate ao nervosismo

10 sugestões de algumas frutas, chás e sementes que auxiliam no combate ao nervosismo.

Fernanda Ferraz

É verdade que no mundo agitado que vivemos, é fácil explodir e ficar nervoso. O trânsito caótico, o calor, o tempo que está passando rápido e você está super atrasado, se está com uma dor de cabeça insuportável, ou está de TPM, ou por causa daquela apresentação que está fazendo seu estômago revirar, ou ainda porque seu organismo não está funcionando como gostaria e tantas outras situações que causam nervosismo! Vamos sugerir 10 alimentos, incluindo bebidas que fornecem propriedades relaxantes e que ajudam na saúde e equilíbrio do corpo e da mente.

1- Maracujá

não pode faltar. O maracujá é bem conhecido e traz muitos benefícios, ele é rico em vitamina A, B, B1 e B2, fósforo, cálcio e tem propriedades relaxantes e calmantes, por causa da substância passiflorina. A casca do maracujá também é excelente porque possui a niacina e sua parte interior branca possui a pectina, que ajudam a equilibrar a taxa de glicose e auxilia no controle de peso. Pode ser feito uma farinha da casca e adicionar as refeições de alimentos e sucos.

2- Laranja

. Fortalece o organismo e age em defesa dele. A vitamina A ajuda no ressecamento da pele; vitamina E ajuda ao corpo combater o frio, pois impulsiona a circulação sanguínea; as fibras ajudam na prisão de ventre.

3- Chá de camomila

. Traz alívio nas cólicas menstruais, nessa fase é comum qualquer mulher ficar nervosa e aflita, remove impurezas no organismo e estimula o sistema imunológico.

4- Banana

. A banana influencia no bom humor e na tranquilidade já que possui o magnésio, a vitamina B6 entre outros; é aconselhada pela medicina natural que seja ingerida com frequência por pessoas com depressão ou com sentimentos de tristeza intensa.

Advertisement

5- Melancia

. A melancia é sugerida para consumo natural por conta de seus benefícios em atuar sobre várias doenças; rica em água e outros nutrientes que ajudam a eliminar as toxinas do corpo, aumentando o desejo de ir ao banheiro mais vezes, sendo expulso pela urina e suor. Ela beneficia na bexiga, rins e outros; seu consumo ajuda na hipertensão arterial e suas sementes podem aliviar a dor de feridas e cortes.

6- Pêssego

. Os pêssegos ajudam a melhoria do sono e do humor por conter aminoácido triptofano que é muito importante em deixar o corpo saudável e em equilíbrio; esse aminoácido é responsável por proteger o organismo, ele atua para um bom sono, age contra a depressão, reduz a sensibilidade da dor, ajuda a amenizar os efeitos do álcool e beneficia no controle do alcoolismo.

Existem outros alimentos que contêm esse aminoácido e pode ser ingerido numa alimentação balanceada, alguns alimentos são:

  • Amendoim.

  • Linhaça.

    Advertisement
  • Leite.

  • Carne.

  • Gérmen de trigo.

7- Leite

. Possui cálcio e fósforo que ajudam na saúde dos ossos e dentes, recomenda-se tomar um copo de leite antes de dormir para facilitar em uma boa noite de sono.

8- Peixe

. Rico em ferro, cálcio, sódio, contém omega 3 que auxiliam na memória, coordenação motora, concentração e humor.

Advertisement

9- Maca peruana

. Boa para reposição hormonal, segundo estudos suas propriedades assemelham-se aos hormônios naturais femininos e masculinos, por isso é tão indicada para auxílio da menopausa (não unicamente sendo tratada por ela). Os estudos têm seguido de bons resultados contra os calores dessa fase e no controle da osteoporose; também ajuda a aumentar a libido, e é um tônico para o organismo. Ela revigora e proporciona estímulos mental e físico e ajuda na fertilidade já que tem influência natural sobre os hormônios.

10- Semente de girassol

. É estimulante, auxilia no problema dos nervos, enxaqueca, dor de cabeça; boa para o bom funcionamento do intestino, e previne o desenvolvimento de câncer.

Todos os alimentos sugeridos não devem ser usados unicamente para combater algumas dessas doenças citadas, e sempre deve-se consultar seu médico para ver se seu organismo pode utilizar das propriedades citadas. Todos esses alimentos são para auxiliar e trazer mais qualidade de vida, o que não exclui a necessidade de exercícios físicos e exames de rotina com acompanhamento do seu médico.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.