10 ideias de temas para o chá de bebê

A preparação da chegada de um bebê é algo especial para a mãe, para a família e principalmente para o bebê. Veja ideias de temas para o chá de bebê.

Beth Proenca Bonilha

A chegada de um bebê é sempre um grande acontecimento, e as “tias” que, na verdade, são as amigas, irmãs, avós, primas, sogra, cunhadas,… querem participar dessa chegada em grande estilo. Por isso, o chá de bebê pode ser um bom momento para que todas se sintam participantes desse momento especial.

Além disso, dependendo do momento da chegada do bebê, o chá pode ser uma grande ajuda nas despesas com fraldas, roupas e pequenos utensílios.

O chá de bebê não precisa, necessariamente, ter um tema. Mas nos últimos anos, essa tendência tem sido bastante utilizada. A seguir, descrevo algumas sugestões de temas para chá de bebê, o que poderá ajudar a fazer uma reunião bem gostosa e descontraída:

Chá de bebê

o tradicional chá em que as convidadas recebem um convite com sugestão de lembrança a ser levada na reunião. A escolha dos itens segue uma lista elaborada pela mãe priorizando os itens que ainda precisa para o enxoval. Normalmente, as convidadas contribuem com um prato de doce ou salgado.

Chá da tarde

muito semelhante ao tradicional, a convidada recebe um convite com a sugestão de uma lembrancinha que segue a lista de necessidades do bebê. Porém, nesse tema o cardápio é preparado pela família do bebê, com chá, petiscos, torradas e patês, bolachinhas e dois ou três tipos de chá. As convidadas podem ser presenteadas com a xícara personalizada com seu próprio nome ou com o nome do bebê. A mesma xícara que utilizaram para tomar o chá é uma bela e gentil forma de agradecimento.

Advertisement

Chá recordação

nesse tema, a família e amigas são quem preparam o chá de bebê, como surpresa para a mãe. Podem preparar um painel com fotos da mãe quando bebê, criança, jovem, amigas presentes, namoro, casamento e na gravidez, como uma linha do tempo de sua vida. Os presentinhos podem ser solicitados de acordo com a necessidade de completar o enxoval ou com itens para fazer a recordação do bebê, como álbum de fotos, porta retratos, livro do bebê, decoração para o quarto.

Chá brunch

encontro normalmente feito no meio da manhã. Também bastante utilizado, esse tipo de chá de bebê normalmente acontece em um espaço que não na casa da mãe ou de familiares. Buffer de festas oferece esse tipo de serviço, até mesmo padarias que possuem espaço gourmet. As convidadas recebem convite com o tipo de lembrancinha que devem levar ou podem ficar à vontade para levarem o que quiserem.

Chá congelador

essaé a mais nova modalidade de chá de bebê, as convidadas recebem o convite com a designação de levar um prato de alimento congelado, como massas, legumes, tortas, frutas, carnes, entre outros, em porções que sirvam a família. O propósito desse tema é ajudar os pais nos primeiros dias da chegada do bebê com a geladeira abastecida, para que ele tenha toda atenção e, principalmente, para que a mãe não tenha que se preocupar com as refeições por alguns dias.

Chá de varal

esse tema pode ser bem divertido, a ideia consiste em que sejam passados vários varais coloridos no espaço onde será feito o evento, com prendedores coloridos, decorados e até com imã, que poderão depois ser a lembrancinha das convidadas. A mãe deve ficar com os olhos vendados enquanto as convidadas penduram seus presentes nos varais. Depois da venda retirada, a mãe deve escolher uma peça do varal e tentar adivinhar quem presenteou, quando ela acertar, retira a peça e põe em uma caixa ou baú já preparado, e a convidada ganha os prendedores. Se a mãe errar, tem que escolher outra peça e tem que pagar um mico que já estará preparado em uma caixa, do tipo cantar, dançar, imitar um animal.

Chá cultural

chá de bebê cultural acontece da mesma maneira que o tradicional, em que as convidadas recebem um convite, só que a designação é para que tragam um livro de histórias, cd de músicas e DVD infantil. Assim, a mãe poderá montar um acervo cultural para o bebê. A mãe pode deixar uma prateleira preparada para que aos poucos seja completada pelos presentes que o bebê irá receber. Ao final todas podem tirar uma foto em volta da prateleira completa e levar como lembrancinha.

Advertisement

Chá de fraldas

essetema tem sido o mais utilizado ultimamente, as convidadas recebem convites com a designação de levar um pacote de fraldas. A mãe deve distribuir entre as convidadas tamanhos diferenciados de fralda, algumas para recém-nascido, outras P, M, G e dependendo do número de convidadas até GG e Extra G. As convidadas compartilham, também, dos pratos de doces e salgados.

Chá solidário

esse tipo de chá de bebê tem como finalidade arrecadar roupas, fraldas, utilidades para que sejam montados kits para serem doados às mães carentes ou em maternidades publicas. Normalmente, esse tema é utilizado por famílias que têm poder aquisitivo alto e preferem preparar o enxoval a sua própria escolha, mas não abrem mão da tradição de reunir amigas e familiares para comemorar a chegada do bebê.

Chá de brinquedos

esse tipo de chá e bebê ainda não é muito difundido, mas é uma ótima sugestão. A preparação é parecida com o chá do tema cultural, o quarto do bebê será decorado conforme os brinquedos que as convidadas ofertarem. No convite, a mãe pode sugerir artigos antialérgico, pedagógicos, até mesmo a preferência da cor para combinar com a decoração do quarto do bebê.

Em todas essas sugestões é bom se preocupar que o convite seja preparado com antecedência e carinho, seguindo o tema escolhido. Deve ser endereçado à convidada pelo nome e em nome do bebê e mãe. Outro detalhe é se preocupar em preparar o espaço para receber as convidadas confortavelmente e ao final entregar uma lembrancinha do evento que represente o tema.

A preparação da chegada de um bebê é algo especial para a mãe, para a família e, principalmente, para o bebê, que com a alegria e a satisfação que a mãe sente, ele sentirá que é amado e esperado com alegria.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu