Como ensinar meninos sobre as meninas

Através da educação pode-se mudar o mundo, pelo menos o mundo ? nossa volta. "O que se faz agora com as crianças, é o que elas farão depois com a sociedade."? Karl Mannheim.

Erika Strassburger

Como pais, temos a responsabilidade de ensinar nossos filhos a serem homens íntegros. Um menino aprenderá sobre integridade ainda na infância. Por isso, não se pode desperdiçar os anos de aprendizado na infância, período em que a personalidade de um indivíduo é formada.

A boa educação, que temos o encargo de dar aos nossos meninos, refletirá não somente na sua própria vida, mas na vida de várias pessoas que ele influenciar durante sua jornada nessa terra. Refletirá, principalmente, na vida da mulher com quem ele se casará e dos filhos que terá.

Os ensinamentos que poderiam realmente mudar o mundo, caso cada pai e mãe os transmitissem a seus meninos, dizem respeito à forma como eles veem e tratam as meninas. Vemos muitos casos de abuso, violência, traição e várias outras formas de desrespeito de homens para com as mulheres. Esse número reduziria significativamente, se os homens tivessem aprendido, quando ainda eram meninos, lições sobre bondade, gentileza, respeito e cavalheirismo no seu trato com as meninas. “Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens.” (Pitágoras)

Vejam coisas que podem ser ditas aos meninos para ensiná-los a respeito das meninas:

1. Que as meninas são princesas e merecem ser tratadas como tal

2. Que eles são príncipes e precisam se comportar como tal diante das meninas

“O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é.” (Mahatma Gandhi).

Advertisement

3. Que o corpo de uma menina é precioso, e não pode ser tocado nem ferido

“A educação deve propiciar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter.” (Platão)

4. Que eles não devem fazer à irmã de outro menino o que não gostariam que fizessem à sua irmã.

5. Que jamais se deve falar mal de uma menina para os outros

6. Que não podem dizer a elas coisas grosseiras ou fazê-las chorar

7. Que nem todas as meninas sabem que são princesas, por isso não aprenderam que precisam se comportar como tal.

“Todas as mulheres são princesas, só esqueceram-se de contar a algumas delas.” (Jefferson Luiz Maleski)

8. Que quando as meninas crescerem, procurarão homens íntegros para se casar.

E eles precisam começar a se preparar desde cedo.

Os meninos que crescem ouvindo coisas desse tipo tenderão a ser rapazes respeitosos e gentis, maridos amorosos e fiéis. “O grande homem é aquele que não perdeu a candura de sua infância” (Provérbio chinês). Contudo, os pais precisam mostrar essas coisas pelo exemplo, pela forma como tratam as mães dos meninos, as suas tias e avós. Pela forma respeitosa com que se referem a qualquer mulher. “Um bom exemplo é o melhor sermão.” (Benjamin Franklin)

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.