O que é apraxia e como tratá-la

Como tratar e ajudar um portador de apraxia.

Fernanda Ferraz

Apraxia é uma doença que impede o bom desenvolvimento motor, que é causada por lesões no cérebro, como tumores ou acidentes, entre outros problemas, causados na mesma região, ela causa uma perda de movimentos no portador. Existem alguns tipos de apraxia, como:

  1. Apraxia ideativa. Compromete o sistema motor onde há sérias dificuldades em manipular objetos, segurá-los ou utilizá-los.

  2. Apraxia buco-facial. Afeta os músculos da boca, dificultando na mastigação e ingestão de alimentos ou na fala.

  3. Apraxia de marcha. Essa apraxia influencia a forma de andar do paciente, pois interfere na capacidade de caminhar ou correr. O paciente pode até conseguir, se estiver deitado, mover as pernas ou balançá-las; mas em pé, sente grandes dificuldades ou até impossibilidades para andar.

  4. Apraxia do vestir. A pessoa não consegue fazer as conexões corretas para se vestir: troca peças, veste várias roupas uma por cima da outra ou quer usar, por exemplo, a calça como camisa.

    Advertisement

Causas

A apraxia ideomotora, em sua maioria, é causada por lesões no hemisfério cerebral que domina a linguagem, estes pacientes raciocinam e têm o desejo de cumprir as tarefas, mas não conseguem, pela fragilidade que causa nos músculos por conta da doença. A apraxia ideacional pode ser confundida com outras doenças, por isso a necessidade de ter um acompanhamento sério com o médico.

Diagnóstico

Qualquer sinal descrito acima, deve ser levado em consideração, e o mais rapidamente encaminhar o paciente a um médico.

Tratamentos

  • Fisioterapia.

  • Fonoaudiologia.

  • Terapia.

    Advertisement
  • Acupuntura.

  • Massagens.

Como ajudar

A apraxia pode trazer transtornos sociais e emocionais para a vida de seu portador. Os familiares e amigos devem prestar apoio e amor desmedido, ajudando o portador em suas necessidades. O amor, paciência e solidariedade vão fazer com que o paciente sinta-se incluído e amado, apesar dessa patologia.

Corpo

Não é comum a apraxia causar a perda dos membros, mas é importante exercitar a musculatura da área afetada para que não haja atrofia do membro ou desencadeie outros problemas.

Assistência familiar

Toda assistência prestada pelos que amam esse paciente será importante. Por debilitar músculos de várias regiões terá que ser amparado ou acompanhado em vários momentos. Não deixe o portador trancado em casa por causa da patologia; sempre que possível faça-o ver o céu, a rua, as árvores. Ajude-o a trocar-se ou a se alimentar, passear, a exercitar-se, se possível. Faça carinho nos braços, nas mãos, incentive-o a não desanimar e seja a força do paciente, quando as dele faltar.

Advertisement

Afetados

Não existe idade específica para essa patologia. Pode afetar crianças, jovens, adultos ou idosos, qualquer faixa etária.

No lugar do outro

Muitas famílias ficam irritadas ou nervosas por terem de cuidar de pessoas doentes, isso inclui essa patologia; então podem desenvolver raiva pelo portador ou desprezo. Recomendamos que esse tipo de atitude não seja feito, qualquer pessoa pode ficar doente e ser diagnosticada por uma doença que a faça depender de outras pessoas, então devemos nos colocar no lugar do outro e avaliar como tem sido esse tratamento, se condiz com o que eu gostaria de receber se estivesse no lugar do meu próximo.

Aquele que ama sobrepuja a dor e dificuldades e trabalha em apoio ao outro por entender que o paciente precisa dele.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.