12 passos para eliminar o mau hálito

Como saber se você tem halitose? Como combater o mau hálito e quais são as principais causas.

Fernanda Ferraz

Quem nunca colocou a mão próximo a boca e nariz e soprou para ver se o hálito estava agradável?

O problema é que na maioria das vezes nós não percebemos que estamos com ele e algumas vezes podemos passar por constrangimentos ? ninguém gosta de ouvir que está com mau hálito. Pior é que estar com ele pode vir a prejudicar na família, nos relacionamentos com os amigos e até na carreira profissional; não se trata de estética, vaidade, trata-se de saúde e bem-estar.

Muitas pessoas sofrem com o mau hálito e nem sempre o problema está ligado com problemas de estômago. Vamos ver agora quais são os possíveis motivos de se ter mau hálito e como combatê-lo.

1. Higiene bucal

É claro que se não houver uma boa higienização da boca o mau hálito pode aparecer!

Escove sempre os dentes, o ideal é cerca de 20 minutos após as refeições. Alguns alimentos deixam um cheiro forte na boca e pode incomodar quem está ao seu lado. Evite comer alho cru ou muita cebola crua, principalmente se estiver no ambiente de trabalho ou em contato direto com o público. Escove a língua e gengivas, não apenas os dentes, os restos de alimentos podem fixar-se também nelas e causar constrangimento com o mau hálito ou o aparecimento dos restos de alimento na boca.

Advertisement

2. Doenças na boca

Algumas doenças ou inflamações na boca ou garganta podem ser os causadores do mau hálito. O mais importante é tratar logo. Percebeu algo diferente na região da boca? Procure rapidamente um médico ou dentista. Ao sentir dor, coceira, incômodo, busque orientação e diagnóstico médico. Converse com seu médico sobre sprays de própolis com menta, que podem ajudar.

3. Limpeza

Passe fio dental entre os dentes, bocheche com antissépticos bucais, e vá regularmente ao dentista.

4. Beba água

Hidrate-se, beba água, não deixe a garganta seca. Beber água faz bem e hidrata o corpo e a garganta.

5. Chiclete de menta, hortelã ou canela

Prefira os chicletes diets, a mastigação deles ajudam na limpeza da boca, pois a salivação ajuda a eliminar as bactérias. Além do que chicletes de hortelã, menta e canela têm um aroma e gosto refrescante.

6. Creme dental

Veja qual o creme dental que mais lhe satisfaz, veja que propriedades cada um tem e em que atua.

Advertisement

7. Alimentação saudável

Prefira ter uma alimentação mais saudável com frutas, folhas, verduras. Evite comer muita carne, pois o organismo se esforça mais para digerir, podendo causar acúmulo de gases.

8. Olha o stress

Olha que até aqui o stress prejudica! O stress faz com que seja produzido pela boca menos saliva, possibilitando o aparecimento do mau hálito, então não permita-se estressar. Mantenha a calma mental e interior, releve as coisas que te fazem mal e absorva só o melhor.

9. Halitose e jejum

Evite passar muito tempo em jejum se não for necessário, faça refeições regulares de 3 em 3 horas para evitar que a halitose apareça, pois o estômago começa a produzir gases e ácidos que podem influenciar no aroma bucal.

10. O maior vilão

O maior vilão ainda é a saburra lingual, aquele material que se fixa na língua que é branco e viscoso; então mais uma vez, escove a língua!

11. Problemas de estômago

Muitas pessoas pensam que a halitose está ligada a problemas de estômago, mas são raros os casos, sendo comprovado por estudos que só 1% da população sofre por esse motivo, sendo o maior causador a má higiene mesmo e as inflamações da boca.

Advertisement

12. Evite o cigarro e álcool

Evite fumar, tomar café e consumir bebidas alcoólicas que trazem mau hálito e ressecamento da boca, multiplicando as bactérias e fazendo grande mal à saúde, induzindo ao vício.

Testes

Existem alguns testes que podem ser feitos em casa para constatar se há indícios de mau hálito.

  • Passar gaze na boca e sentir o odor.

  • Passar a língua no pulso e verificar o cheiro.

  • Note quando passar o fio dental nos dentes se há sangramento intenso ou alguma anormalidade.

    Advertisement

Principais causas

  • Stress.

  • Gastrite.

  • Diabetes.

  • Prisão de ventre.

  • Falta de higiene bucal.

    Advertisement
  • Refluxo.

Quando alguém tem mau hálito, o que fazer?

Às vezes ficamos querendo ajudar aquele amigo que tem halitose, mas não sabemos como chegar e falar sobre o assunto sem ofender ou constranger. Ficamos ouvindo as pessoas cochichar de seu mau hálito e como amigo isso incomoda a você, então, você pode anonimamente enviar uma mensagem para ele que fala da halitose. Visite pelo site abha.org.br.

Cuidar da saúde também é cuidar do hálito.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.