Dicas para criar um neto

As mudanças na formatação das famílias inspiram modelos diferentes; esse é o caso dos avós que assumem o papel de educadores na vida dos netos.

1,171 views   |   13 shares
  • Há algumas décadas, estamos presenciando grandes transformações nos arranjos familiares e uma delas diz respeito às relações entre avós, pais e netos no cuidado e educação das crianças. Sem sombra de dúvida, essa é uma realidade existente nos dias atuais. Muitos são os casos em que os pais têm menos tempo para dedicar aos filhos e os avós suprem, não apenas a ausência física dos genitores, mas também propiciam afeto e cuidado. Ainda é esse o caso de casais que se separam e decidem morar com os pais levando os filhos para serem criados em um lar saudável.

  • Não importa as razões; importante mesmo é que esse novo modelo familiar funcione da melhor forma possível. Interessante, pois, observar algumas dicas que fui buscar no seio de famílias onde os avós assumem mais efetivamente a educação dos netos:

  • 1. Aproveite a nova oportunidade

  • Avós que viveram um tempo sozinhos e acabam se vendo diante de uma situação inusitada de ter uma criança novamente dependendo deles, podem estranhar de início. Claro que muita coisa vai mudar, toda a rotina da casa se altera; querendo ou não é natural que sejam necessárias muitas adequações à nova realidade. O silêncio e a arrumação da casa já não são mais os mesmos. No entanto, o que importa mesmo é a alegria que se faz: uma criança enriquece a alma e o coração. Sem dúvida é uma oportunidade motivadora através da qual a vida passa a ser mais emocionante.

  • 2) Assuma os deveres

  • É preciso ter cuidado, os avós precisam estar mais atentos, pois já não podem vivenciar só o lado prazeroso que é a característica mais comum dessa relação. Nessa situação, o importante é que os responsáveis assumam a postura de educadores e estabeleçam com seus netos um convívio saudável. Os deveres dos pais transferidos para os avós precisam ser cumpridos para que o processo educativo não seja prejudicado. Criar crianças na maturidade pode ser uma experiência muito enriquecedora.

  • 3) Cuidado com as compensações

  • Um grande engodo de avós que criam netos é tentar compensar as crianças pela falta dos pais. Bom estarem atentos para não superprotegerem as crianças, mimando-as em excesso. É muito provável que esse tipo relação traga insegurança e até revolta nas crianças. Neste caso elas poderão desenvolver atitudes agressivas para cobrar limites. Bom lembrar que criança sem limite não se sente amada!

  • 4) Aplique corretivos

  • Como a responsabilidade passa a ser dos avós é preciso que eles também apliquem os corretivos necessários. Nos novos conceitos de educação não basta ser mais velho para inspirar carinho e respeito; é preciso ter autoridade moral. Ter autoridade não significa ser inflexível ou autoritário, muito longe disso; a autoridade que impõem respeito é a que se desenvolve com afetividade e exemplo de conduta. Nesse sentido, o corretivo deve ser aplicado para ensinar, nunca para coagir e deve ser usado sem qualquer tipo de agressão. O corretivo que educa faz grande diferença.

  • Advertisement
  • 5) Desenvolva o diálogo

  • Avós que vencem as barreiras das gerações e conseguem se aproximar de seus netos através do diálogo, têm chances multiplicadas de sucesso no processo educativo. Desenvolver o diálogo é permitir que os netos expressem seus sentimentos e seus interesses. Desta forma é muito mais fácil saber o momento de orientá-los sobre determinado assunto e até como fazer isso. O diálogo possibilita aos avós uma maneira segura de orientar seus netos para que se tornem adolescentes conscientes e seguros, mantendo-se longe das influências negativas do mundo.

  • Seguindo estas dicas, os avós que educam netos farão a diferença na vida da criança ou adolescente, e, mesmo não substituindo os pais, estarão colaborando com um mundo melhor na criação de um adulto equilibrado em potencial.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Dicas para criar um neto

As mudanças na formatação das famílias inspiram modelos diferentes; esse é o caso dos avós que assumem o papel de educadores na vida dos netos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr