4 características essenciais de pessoas fortes para saber lidar com as adversidades

Importantes reflexões sobre a necessidade de se fortalecer diante das dificuldades da vida.

7,474 views   |   10 shares
  • Segundo Martin Luther King: "A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio". Sem dúvida é diante das adversidades que desenvolvemos e testamos nossas potencialidades, ampliando a visão de mundo e amadurecendo.

  • A forma de encarar faz a diferença

  • Enfrentar as adversidades da vida não é fácil, até porque elas parecem chegar sempre de surpresa e nunca nos sentimos preparados. O mais incrível é que justamente diante de situações adversas é que muitas pessoas redescobrem o que tem de melhor. O que se observa é que quando conseguimos subjugar os problemas, saímos restaurados, firmes para continuar em frente, assim, a forma como encaramos as dificuldades é que faz a diferença. Quem se entrega e perde a coragem certamente será tragado por seus dissabores.

  • As dificuldades nos deixam mais fortes

  • A vida é uma sucessão de batalhas, há momentos de calmaria, agitados, decisivos, quando a vida nos cobra coragem, arrojo e um inabalável espírito de luta. Claro que não é fácil, mas o fato é que as dificuldades nos deixam mais fortes e todos os obstáculos vencidos se tornam um aprendizado para que superemos novos desafios. Isso é resiliência, ou seja, o poder de recuperação que todo o ser humano possui e que o impulsiona a ir para frente depois de uma doença, perda, trauma ou estresse. É vencer as provações e as crises da vida, resistindo e superando para depois seguir vivendo da melhor forma possível.

  • As adversidades são oportunidades de crescimento

  • Conforme alertou o filósofo Horácio: “A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas”. É diante das dificuldades que testamos nossa capacidade de sobrepujar e criar novas alternativas. Por nos tirar da zona de conforto, as adversidades acabam por se transformar em oportunidades de crescimento em todas as áreas de nossas vidas. As crises provocam mudança de pensamento e comportamento porque sabemos que precisamos sobreviver a elas. É por isso que depois de uma crise o progresso se faz mais rapidamente.

  • Aceitação e fé

  • Um fator muito importante na superação das adversidades da vida é assumir a nossa responsabilidade por mudar aquilo que está ao nosso alcance e a aceitação das coisas que estão fora do nosso poder modificar. Essa aceitação é muito importante para não entrarmos num processo destrutivo de revolta. Muitas vezes é preciso admitir a própria impotência em situações que nada há para ser feito. Se render em momentos assim não representa desistir da luta e sim aceitar as coisas que não nos compete mudar.

  • Advertisement
  • O papel da fé tem grande relevância na forma como cada pessoa reage diante das adversidades. Muitos estudos comprovam que pessoas que mantêm crenças espirituais sinceras se mostram mais fortes e resolutas diante de traumas diversos. A fé em um auxílio superior representa grande consolo e é, indiscutivelmente, fonte de força e determinação.

  • Que nos torvelinos da vida saibamos reciclar nosso potencial e nos colocar na vida como arquitetos sob um comando Superior e Onipotente.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

4 características essenciais de pessoas fortes para saber lidar com as adversidades

Importantes reflexões sobre a necessidade de se fortalecer diante das dificuldades da vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr