Como treinar seu filho para que deixe as fraldas

Algumas dicas de como treinar seu filho para deixar as fraldas.

Carla Pinheiro Alves

Como é bom ver nossos filhos crescerem e partilhar desse momento junto. O crescimento e desenvolvimento das crianças é algo natural e deve ser estimulado para que elas alcancem o seu potencial. Toda criança tem seu ritmo de crescimento, como sentar, engatinhar, bater as mãozinhas, andar, falar, a hora do desmame e a hora de deixar as fraldinhas. Isso faz parte de seu desenvolvimento, no entanto, toda criança precisa ser ensinada, estimulada.

Tirar uma criança das fraldas não é tarefa das mais fáceis, mas com esforço, disciplina, amor e paciência, você conseguirá. O tempo correto para se tirar um bebê das fraldas é dois anos quando o seu sistema urinário está completamente desenvolvido. “É por volta dessa idade que as crianças começam a sinalizar que querem fazer xixi ou cocô, um dos indícios de que chegou a hora de iniciar o processo”, diz o pediatra neonatologista Fernando Lamano Ferreira.

Comece tirando literalmente as fraldinhas dele durante o dia

, você terá um trabalhão. Quando ele fizer xixi, mostre de forma amorosa a roupa dele molhada e suja. Pergunte se ele gosta de ficar molhado, geralmente a resposta será um não comedido, nessa hora leve-o ao banheiro e diga que o xixi e o cocô querem ficar no vaso sanitário, que é ali que precisam ficar. Deixe-o de fralda apenas para dormir. Seja firme diante das roupas sujas que terá que lavar.

O vaso sanitário nunca deve ser encarado como algo ruim

, mas algo normal, natural, o lugar correto para a urina e as fezes. Em minha casa com meus filhos de 4 e 3 anos funcionou assim: eu dizia que o vaso sanitário era o lugar dele e dávamos tchauzinho ao acionar a descargar. Eles faziam festa, e até hoje eles sempre falam; pode parecer bobagem, mas funciona. Uma outra dica é decorar a parede próximo ao vaso com temas infantis ou comprar um redutor decorado que estimula muito. Eu não recomendo aqueles troninhos, são dois trabalhos: ensiná-los o local e depois lavar o troninho. Aos poucos a criança não gostará de ficar suja e pedirá para ir ao banheiro normalmente. Esteja sempre disposta a ajudá-la e nada de brigas ou castigos.

Tirando as fraldas totalmente da criança

. Até aqui a criança já saiu da fralda durante o dia, vamos para a noite, que é uma das grandes dificuldades dos pais. Antes de ir dormir evite dar água às crianças e estimule-as a irem ao banheiro, e aproveite para escovar os dentes delas; deixe-a de fralda, mas acorde no meio da noite e leve-a ao banheiro, mesmo dormindo ela obedecerá e fará xixi, depois coloque a fralda novamente. Depois de alguns dias, retire a fralda totalmente, explique que ela já está crescendo e que fralda é para bebê e ela já está grandinha.

Advertisement

Evite dar líquidos e incentive a usarem o banheiro antes de dormir. Acorde-a pela madrugada, peça ajuda ao seu marido, após alguns dias a criança terá saído completamente das fraldas.

Observe os dias frios e coloque a fralda, pois eles costumam fazer xixi na cama nesses períodos; isso no começo, depois de um tempo isso não volta a acontecer e a criança deixa as fraldas totalmente e felizmente. Boa sorte!

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.