Dicas para manter a organização no local de trabalho

Manter a organização no local de trabalho é fundamental para obter resultados. Veja dicas úteis para deixar seu local de trabalho mais harmônico e agradável.

Lidiane Franqui

A organização é um fator de extrema importância para a vida de uma sociedade. Toda pessoa que se organiza, obtém resultados. Nolocal de trabalho ser organizado é fundamental para que as atividades sejam realizadas em tempo hábil, sem contar com a vantagem de manter tudo visivelmente mais agradável. Neste artigo vamos relacionar algumas dicas importantes para quem deseja manter a organização no local de trabalho e falar um pouco sobre cada uma.

Organize de acordo com a frequência

Separe os documentos de acordo com a frequência de uso deles, ou seja, tenha à mão e bem próximos aqueles que são utilizados diariamente. Em arquivologia esses documentos são chamados de “arquivos de primeira idade”, “correntes” ou “em curso”. Então, separe o que é usado com frequência, deixe os usados menos frequentemente numa distância relativa e guarde em “depósitos” ou caixas de arquivos os raramente consultados. Isso facilita o manejo e evita que se acumulem papéis e coisas desnecessárias.

Elimine o que não serve mais

Papéis, catálogos velhos, material e outros objetos que não são necessários para o desempenho do trabalho. Também retire da sua mesa o que não faz parte do serviço, como objetos pessoais. Deixe um local ou uma gaveta separada para as coisas pessoais e descarte tudo o que não tiver mais utilidade.

Mantenha armários e gavetas organizados

Alguns documentos e objetos não são usados frequentemente e podem ficar em gavetas e armários. Esses locais precisam ser organizados de modo que, na hora que for necessário buscar algo, seja fácil encontrar. Portanto, nomeie gavetas e separe tudo nos seus devidos lugares. Isso facilita na hora de encontrar as coisas e evita muitos aborrecimentos, principalmente para quem trabalha com muitos papéis.

Mantenha o computador organizado

Hoje em dia a maioria dos locais de trabalho é informatizada, portanto, a organização deve ser mantida também no computador. Separe os arquivos por pastas devidamente nomeadas. Crie uma pasta única para seus arquivos pessoais e jamais deixe tudo misturado.

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Limpeza é fundamental

Esse é um ponto de grande importância, pois um local jamais será organizado se não estiver limpo. Jogue o lixo na lixeira, evite comer no local de trabalho e deixar restos pelo chão. Limpe diariamente mesas e retire a poeira da superfície de objetos como computadores, impressoras e outros. A limpeza é fator fundamental de organização. Não descuide dela!

Essas são algumas dicas simples para começar a organizar o local onde você passa grande parte do dia. Estabelecer a harmonia de um ambiente é importante para obter rendimento e a organização é um dos fatores mais importantes na hora de conseguir essa harmonia. O seu local de trabalho deve ser agradável, ter boas energias e fazer com que se sinta bem. Comece hoje mesmo a aplicar essas dicas e veja como é bom trabalhar com organização.

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Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.