10 maneiras de ensinar as crianças sobre dinheiro

10 maneiras eficientes de ensinar seus filhos pequenos sobre dinheiro.

Carla Pinheiro Alves

A vida financeira de uma família deve ter a participação de todos os membros, principalmente das crianças, todos devem saber das contas, dos prazos, de como o dinheiro entra e sai e os esforços e metas que a família está fazendo para aquisições de bens e consumo, tais como: a bicicleta que o filho mais velho tanto quer, a boneca que a filha mais nova tanto deseja, ou até mesmo uma viagem em família nas férias.

Ensinar as crianças sobre dinheiro não deve ser uma tarefa ruim, mas sim prazerosa e com a certeza de que elas entendem e aplicarão o ensinamento em suas vidas.

Vejamos 10 maneiras de ensinar as crianças sobre o dinheiro:

1- Números

Primeiro, ensine seu filhos os números. Para entender o dinheiro ele precisará conhecer os números, como: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.

2- Quantidades

Ensine seu filho a reconhecer as quantidades e fazer associações aos números, como: mostre 2 lápis e o número 2 para ele. Tenha certeza de que ele entende essas coisas.

Advertisement

3- As quatro operações matemáticas

Ele também precisa conhecer e entender as operações matemáticas, como a soma, a subtração, multiplicação e divisão.

4- Conhecendo o dinheiro

Agora que ele já sabe os números e conhece as operações matemáticas, hora de conhecer o dinheiro de fato. Pegue algumas notas e algumas moedas, mostre-as a ele, e explique seu valor, e sua equivalência; outra dica é jogar aqueles jogos de tabuleiro como banco imobiliário, etc.

5- Conhecendo o valor da mercadoria

O dinheiro serve para aquisição de bens ou serviços, mostre a ele exemplos de bens, tais como: o carrinho que o filho quer ganhar, mostre seu valor e mostre a quantia de dinheiro necessária para comprá-lo.

6- Trabalho

Como o filho pode ter dinheiro? Através do trabalho. As crianças devem saber desde cedo o meio correto para adquirir dinheiro. Você pode explicar que quando estiverem maiores precisarão de dinheiro e é com trabalho que se consegue. Mas você pode estimulá-los, pedindo que ajude a mãe em algumas tarefas domésticas, ou ajudá-lo em algo do seu próprio trabalho; ele ajuda e depois recebe o pagamento, assim aprenderá o valor do trabalho e do dinheiro também.

7- Economizando em casa

Agora que seu filho já entende o que é dinheiro, ensine-o a economizar em casa, como gastando menos água no banho, assim economizará na conta na água. Desligando as luzes quando sair de um ambiente, dessa forma economizará na conta da energia. Não estragar comida, economizando no supermercado.

Advertisement

8- Poupando dinheiro

Presenteie seu filho com um cofrinho e explique que além de economizar nas contas do lar, também devemos poupar dinheiro para adquirir algo que queremos, para fazermos uma viagem, ou para eventualidades. Ensine a seu filho que quando receber seu dinheiro, fruto do seu trabalho, deve-se tirar uma quantia fixa para poupar logo em seguida, assim ele não terá como gastar todo o dinheiro ficando sem nada.

9- Exemplo

Ensine seu filho através do seu exemplo, poupando também e mostrando a ele que você também não compra coisas desnecessárias. A cada oportunidade que acontecer não deixe de mostrar ao seu filho a sua escolha, como o ditado que diz: “A palavra ensina, mas o exemplo arrasta.”

10- Prêmios

Quando seu filho conseguir poupar para comprar algo que tanto queria, faça dessa atitude uma festa e lhe dê um prêmio por ter conseguido. Ele ficará muito feliz e sentirá mais desejo de poupar.

Depois dessas dicas acho que será muito prazeroso educar os filhos em relação ao dinheiro, as recompensas virão depois com filhos independentes financeiramente e felizes.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.