Definindo suas prioridades como mãe sozinha

Os desafios de ser uma mãe sozinha, trabalhar e cuidar da casa podem ser conciliados com planejamento e definindo suas prioridades.

640 views   |   1 shares
  • Nunca é fácil equilibrar as responsabilidades do trabalho, educação dos filhos, ajuda com tarefas escolares e cuidados com a casa - tudo ao mesmo tempo. Como mãe solteira, não existe trabalho em equipe. Não há ninguém para levar as crianças ao zoológico, enquanto você tenta manter a casa limpa, ou repousar por causa de uma febre. É só você. Se você não fizer isso, o caos se instala.

  • Há aqueles raros dias perfeitos, quando tudo parece ser feito com alegria, mas a maioria são gastos em um exercício de malabarismo enorme. Sabendo como é fácil perder o equilíbrio nessas tarefas, como você define prioridades quando tudo parece ser importante? Aqui estão algumas sugestões.

  • Para a maioria das pessoas, seu tempo de trabalho é predeterminado. Existe um número de horas a serem cumpridas. O resto do dia é seu para priorizar. Primeiro, pense no mais importante. De todas as suas responsabilidades não cumpridas, de qual você vai se arrepender mais quando estiver em seu leito de morte? Eu suspeito que a maioria de nós não vá ficar ali pensando: "Ah, se eu tivesse tido pisos sempre brilhando..." Vamos supor que a coisa que você mais quer ter sucesso é em ser uma boa mãe. Então, é essa sua prioridade. Pegue um papel e escreva o que isso significa para você. No mínimo, você quer que seus filhos cresçam respeitando as outras pessoas, que sejam trabalhadores e honestos. Você pode ter outros objetivos para eles, tais como aprender um instrumento, ou se envolver em política. O que quer que você sonhe para seus filhos, tanto no âmbito temporal como no eterno, de acordo com sua fé pessoal, pode ser incluído na lista também.

  • Em seguida, listar as responsabilidades que precisam ser cumpridas para a sobrevivência. A menos que seja em circunstâncias muito afortunadas, você provavelmente terá que ganhar a vida. Você também tem que cuidar das tarefas domésticas. Quero dizer, é ótimo se você e seu bebê podem passar uma hora brincando com um quebra-cabeça, mas se ninguém tem qualquer roupa de baixo limpa, é melhor você poder conciliar a lavagem das roupas e a brincadeira ao mesmo tempo! Faça uma lista de tarefas como lavar roupas, cozinhar, compras de supermercado, pagar contas, limpeza do banheiro, tudo isso.

  • Por fim, faça a sua lista de diversão em duas colunas. A primeira é "coisas divertidas para fazer com as crianças", a outra é "Diversão para mim mesma". Para as crianças, de acordo com suas idades, poderiam ser coisas como ir ao zoológico ou à sorveteria, ir ao shopping, assistir um filme, passear no parque, ou tirar umas férias. E, você vai saber o que colocar na sua própria lista. Poderia incluir atividades como aprender a tocar violino, fazer uma aula de língua estrangeira, ler, assistir a um concerto, um filme, ou fazer uma caminhada. Você deve escolher o que lhe agrada.

  • Advertisement
  • Cada atividade irá depender do momento. Cada dia que passa com seus filhos, você deve estar fazendo as coisas das primeiras duas listas (é sua prioridade). Seus filhos precisam de você e a casa deve funcionar tão bem quanto as circunstâncias o permitam. Vamos dizer que você está no meio de uma limpeza muito necessária do banheiro, quando seus filhos começam a gritar um com o outro. Você pode ignorá-los e continuar a limpeza, deixando-os lutarem entre si. Você poderia gritar-lhes para que fiquem quietos para que você possa terminar o seu trabalho, ou você pode lembrar-se de sua prioridade que é criá-los bem. Se o seu banheiro está impecável, mas seus filhos são mal-intencionados, você falhou.

  • Sem ressentimento, pare a limpeza e passe o tempo que for necessário ajudando-os a aprender a amar e servir um ao outro. Não só você vai ter uma casa mais tranquila, como estará ajudando a moldar o tipo de pessoas que ocupam a nossa sociedade. Quantas vezes você lidou com pessoas no trabalho ou na mercearia e desejou que suas mães tivessem lhes ensinado as regras básicas de civilidade?

  • Agora, algumas de vocês podem estar se perguntando, quando é que vamos chegar à lista de diversão? Bem, a lista de diversão também deve ensinar algo a nossos filhos. Assim como toda mãe solteira, você é uma "multitarefas". Diga-lhes que a lista 3 (a das diversões) é a recompensa por um trabalho bem feito. Para que seus filhos possam escolher uma atividade, diga-lhes qual tarefa precisa ser concluída a fim de aproveitar este tratamento merecido. Quando todos se unirem e trabalharem juntos, eles começarão a desfrutar da recompensa. Para si mesma, tente atingir alguma atividade em sua lista pelo menos uma vez por semana, mesmo se você só puder utilizar 15 minutos para si.

  • Sabemos que as crianças não são todas iguais. Você terá algumas crianças que trabalham duro e alguns que não o fazem. Somente as crianças que trabalham duro de acordo com a sua idade, devem obter a recompensa. Como você não tem um cônjuge que possa ficar em casa com a criança preguiçosa, peça com antecedência para uma amiga ser uma babá improvisada para você, e sem pena dê um tchauzinho da porta e vá se divertir. Verifique se a sua amiga não vai ser uma babá divertida. Eles devem estar cientes de que é um castigo.

  • Verificando seu dia você verá que nem tudo foi feito. Mas, com uma lista de prioridades, pelo menos você sabe em seu coração que as coisas mais importantes foram realizadas. Isso, por si só, já traz um pouco de paz.

  • Advertisement
  • Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Setting priorities as a single mom, de Annmarie Worthington.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Annmarie Worthington é mãe solteira e escritora freelance que vive em Arkansas. Saiba mais sobre Annmarie em www.annmarieathome.blogspot.com

Definindo suas prioridades como mãe sozinha

Os desafios de ser uma mãe sozinha, trabalhar e cuidar da casa podem ser conciliados com planejamento e definindo suas prioridades.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr