Apreciando a própria companhia

Dicas para aprender a ser feliz com sua própria companhia.

Lidiane Franqui

“As grandes comunhões não acontecem em meio aos risos da festa. Elas acontecem, paradoxalmente, na ausência do outro. Quem ama sabe disso. É precisamente na ausência que a proximidade é maior.” Rubem Alves

Muita gente tem medo da solidão e esse medo é responsável por muitos sofrimentos. Porém, a solidão não é má e como dizia Rubem Alves na sua crônica A solidão amiga, “As grandes comunhões não acontecem em meio aos risos da festa. Elas acontecem, paradoxalmente, na ausência do outro. Quem ama sabe disso. É precisamente na ausência que a proximidade é maior.”Nada melhor do que começar com a citação de Rubem Alves, afinal, ele soube expressar bem que a solidão é, na verdade, nossa própria companhia e que é na ausência do outro que podemos senti-la.

Ninguém é feliz sozinho. Isso é uma grande verdade, mas há de se concordar que a solidão é uma necessidade. Não falamos aqui da solidão “patológica”, ou melhor, da reclusão. Falamos dos momentos em que nos permitimos desfrutar a própria companhia. Infelizmente nem todas as pessoas conseguem fazer isso, mas é possível aprender.

Fazer um passeio sozinho, ouvir uma boa música, curtir momentos de solidão é até saudável. Mas isso requer maturidade. Existem pessoas que se desesperam ao ficar frente a frente com a própria companhia. Estão sempre rodeadas de pessoas e não se dão a oportunidade de conhecer a si mesmo. Chega a hora que todos precisam ficar um pouco sozinhos e conhecer as próprias manias, as próprias fraquezas, enfim, é quanto estamos em nossa companhia que refletimos sobre a vida e o que estamos fazendo com ela.

Por isso a solidão não é a vilã que demonstram. Pessoas maduras sabem apreciar a própria solidão e tiram dela as melhores lições. Veja algumas dicas para perder o medo de ficar sozinho e vivenciar uns bons momentos de solidão:

Advertisement

Aprenda a gostar de si mesmo

Quem não se ama dificilmente vai conseguir apreciar a própria companhia. Faça uma análise sobre isso e descubra se você gosta de você mesmo! Algumas pessoas se incomodam de ficar sozinhas porque, na verdade, tem medo de descobrir que é dependente dos outros. Aproveite a oportunidade e reflita sobre isso.

Tudo tem seu tempo

E existe o momento de ficar sozinho. Isso é um fato e fugir dele só causará dor. Compreenda que na hora da solidão você terá a oportunidade de fazer coisas muito boas, como por exemplo, relaxar, recarregar as forças para as lutas do dia a dia, encontrar solução para os problemas, alimentar os próprios sonhos, enfim, existe muita coisa boa que pode ser feita quando estamos em nossa própria companhia.

Você não está abandonado

Abandone este pensamento. Se você precisar passar alguns momentos em sua companhia, não alimente pensamentos como esse. É por isso que tantas pessoas têm pavor da solidão.

Liberte-se do medo da solidão e comece a vê-la como uma amiga que, ao chegar, te permite experimentar descanso, paz e principalmente dá a oportunidade de estar a sós com quem você mais ama: você mesmo!

Toma un momento para compartir ...

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.