Apreciando a própria companhia

Dicas para aprender a ser feliz com sua própria companhia.

4,734 views   |   10 shares
  • “As grandes comunhões não acontecem em meio aos risos da festa. Elas acontecem, paradoxalmente, na ausência do outro. Quem ama sabe disso. É precisamente na ausência que a proximidade é maior.” Rubem Alves

  • Muita gente tem medo da solidão e esse medo é responsável por muitos sofrimentos. Porém, a solidão não é má e como dizia Rubem Alves na sua crônica A solidão amiga, “As grandes comunhões não acontecem em meio aos risos da festa. Elas acontecem, paradoxalmente, na ausência do outro. Quem ama sabe disso. É precisamente na ausência que a proximidade é maior.”Nada melhor do que começar com a citação de Rubem Alves, afinal, ele soube expressar bem que a solidão é, na verdade, nossa própria companhia e que é na ausência do outro que podemos senti-la.

  • Ninguém é feliz sozinho. Isso é uma grande verdade, mas há de se concordar que a solidão é uma necessidade. Não falamos aqui da solidão “patológica”, ou melhor, da reclusão. Falamos dos momentos em que nos permitimos desfrutar a própria companhia. Infelizmente nem todas as pessoas conseguem fazer isso, mas é possível aprender.

  • Fazer um passeio sozinho, ouvir uma boa música, curtir momentos de solidão é até saudável. Mas isso requer maturidade. Existem pessoas que se desesperam ao ficar frente a frente com a própria companhia. Estão sempre rodeadas de pessoas e não se dão a oportunidade de conhecer a si mesmo. Chega a hora que todos precisam ficar um pouco sozinhos e conhecer as próprias manias, as próprias fraquezas, enfim, é quanto estamos em nossa companhia que refletimos sobre a vida e o que estamos fazendo com ela.

  • Por isso a solidão não é a vilã que demonstram. Pessoas maduras sabem apreciar a própria solidão e tiram dela as melhores lições. Veja algumas dicas para perder o medo de ficar sozinho e vivenciar uns bons momentos de solidão:

  • Aprenda a gostar de si mesmo

  • Quem não se ama dificilmente vai conseguir apreciar a própria companhia. Faça uma análise sobre isso e descubra se você gosta de você mesmo! Algumas pessoas se incomodam de ficar sozinhas porque, na verdade, tem medo de descobrir que é dependente dos outros. Aproveite a oportunidade e reflita sobre isso.

  • Tudo tem seu tempo

  • E existe o momento de ficar sozinho. Isso é um fato e fugir dele só causará dor. Compreenda que na hora da solidão você terá a oportunidade de fazer coisas muito boas, como por exemplo, relaxar, recarregar as forças para as lutas do dia a dia, encontrar solução para os problemas, alimentar os próprios sonhos, enfim, existe muita coisa boa que pode ser feita quando estamos em nossa própria companhia.

  • Advertisement
  • Você não está abandonado

  • Abandone este pensamento. Se você precisar passar alguns momentos em sua companhia, não alimente pensamentos como esse. É por isso que tantas pessoas têm pavor da solidão.

  • Liberte-se do medo da solidão e comece a vê-la como uma amiga que, ao chegar, te permite experimentar descanso, paz e principalmente dá a oportunidade de estar a sós com quem você mais ama: você mesmo!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

Apreciando a própria companhia

Dicas para aprender a ser feliz com sua própria companhia.
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr