Os 5 tipos de personalidade: Qual é a sua? E a do seu cônjuge?

Conhecer os 5 tipos de personalidade e as maneiras de entender melhor a sua personalidade e a do seu parceiro, pode fazer maravilhas no seu casamento!

16,820 views   |   11 shares
  • Já nos disse James Faust: “É muito mais difícil (para um casal) ser um em coração e em mente do que ser um fisicamente”.

  • Qualquer casal pode atestar que essa frase é uma grande verdade. Entender verdadeiramente seu cônjuge é um dos maiores desafios de um casamento, e escutá-lo de verdade é uma daquelas coisas que você sempre pode melhorar, independente do tempo de casados que vocês têm.

  • De qualquer maneira, e apesar da dificuldade, esse é um esforço que precisa ser feito. As pessoas são tão diferentes, e um casamento passa por tantas dificuldades e altos e baixos, que entender seu parceiro é um pré-requisito básico para aqueles que querem de verdade que seu casamento dure para sempre.

  • Não é tarefa fácil. A convivência e tempo de qualidade que vocês passam juntos vai ser seu maior aliado nessa busca específica. Ainda sim, uma forma que pode ajudar muito você a escutar de verdade seu companheiro e a entender o que ele está dizendo é compreendendo melhor a personalidade dele, ao invés de tentar adequá-lo a sua.

  • Funciona da seguinte maneira: Normalmente, nós tratamos uma pessoa da maneira que gostaríamos de ser tratado. Essa é a regra. O interessante, no entanto, é que as pessoas têm expectativas diferentes e gostos diferentes em tudo, inclusive nos relacionamentos. Por isso, se você descobrir melhor quais são os gostos do seu parceiro, vai ser muito mais fácil compreendê-lo e entender por que ele toma as decisões daquela maneira ou age dessa forma (diferente do que você faria).

  • Quer saber como fazer isso? Comece gastando alguns minutos pensando e analisando a personalidade do seu marido ou esposa. Analise hábitos, habilidades e o cotidiano de vocês. Quando terminar, leia os tipos de personalidades abaixo (tirado do livro “As 5 linguagens do amor”) e veja em qual seu cônjuge se encaixa melhor. Depois disso, leia as dicas que vêm junto de cada personalidade para saber melhor como agir e entender melhor o outro membro do casal.

  • Os 5 estilos, ou personalidades, são:

  • 1. Pessoas que adoram o contato físico

  • Uma pessoa cuja linguagem principal é o Contato Físico gosta (surpresa!) de contato. Abraços, tapinhas nas costas, uma apertada gentil no braço e coisas assim demonstram para ela atenção, cuidado e amor. A presença física aqui é fundamental, e a negligência imperdoável. Para um cônjuge que se encaixa aqui, é importante você se lembrar de coisas como: sempre recebê-lo em casa com um beijo, dormir abraçadinhos ou andar de mãos dadas. Carinhos e massagens também vão deixá-lo sempre apaixonado por você. Entender seu companheiro aqui é lembrar que chegar sempre tarde depois do trabalho ou qualquer castigo físico dói profundamente.

  • Advertisement
  • 2. Pessoas que precisam de tempo com qualidade

  • Para essas pessoas, nada diz melhor “eu te amo”do que atenção total e individual. Estar ali para esse tipo de pessoa é fundamental, e realmente estar ali – com a televisão desligada, sem talheres na mão e tarefas deixadas de lado – faz a pessoa realmente feliz. Distrações, atividades canceladas ou a falta de atenção enquanto ela fala podem ser especialmente tristes pra ela. São as pessoas que valorizam a companhia mais do que tudo. Ficar uma hora sentados no sofá apenas conversando ou um encontro romântico são o tipo de coisa que essa pessoa adora.

  • 3. Pessoas que apreciam palavras afirmativas

  • Ações nem sempre falam mais alto que palavras aqui. Nessa linguagem do amor, reconhecimento e elogios significam tudo. Para esse tipo de personalidade, escutar as palavras “eu amo você” é importante – mas escutar as razões para esse amor são ainda mais. Insultos são levados muito a sério e não são facilmente esquecidos. Palavras tocam muito forte no coração, portanto elogios e palavras de apreciação são o maior presente que essa pessoa pode receber. Uma declaração de amor ou uma lista do porquê você a ama - ou quais são suas qualidades - são o tipo de coisa que demonstram que você se importa. Se o seu marido ou esposa fica dias chateado depois de uma briga em que palavras duras foram trocadas, provavelmente ela tem esse tipo de personalidade. Por isso, tome cuidado com o que você fala, tando dele quanto de outras pessoas. Tudo o que você fala é levado muito a sério. Elogie muito.

  • 4. Pessoas que gostam de atos de serviço

  • Fazer uma janta especial ou lavar a louça sem ser requerido podem realmente ser expressões de amor? Com certeza! Qualquer coisa que você faça para aliviar a carga desse tipo de pessoa vai ser uma declaração gritante. As palavras que ela mais gosta de ouvir são “deixe-me fazer isso por você”. Preguiça, comprometimentos quebrados e criação de mais trabalho para ela vai fazê-la sentir que você não se importa. Como esse é o caso onde as ações falam mais do que mil palavras, entenda por que essa pessoa fica tão triste quando você deixa de ajudá-la (ou piora seu trabalho bagunçando mais a casa ou não levando em conta o quanto ela trabalha duro). Coisas assim podem parecer sem importância para você, mas são importantíssimas para ela, e entender isso significa entendê-la melhor.

  • 5. Pessoas que adoram receber presentes

  • Não confunda essas pessoas com materialistas. Esse tipo de pessoa gosta de receber presentes que são baseados no amor, pensamento e esforço que estão por trás. Se você é esse tipo de pessoa, os presentes perfeitos mostram que você é reconhecido, estimado e colocado acima de qualquer sacrifício feito para o presente chegar até você. Ser esquecido no aniversário ou um presente comprado na pressa e sem pensar podem ser desastrosos. São as pessoas que valorizam coisas materiais, não pelo seu valor, mas pela lembrança. Vão guardar o presente por muitos anos e lembrar sempre de você. Se seu cônjuge tem esse tipo de personalidade, você pode entender se ele fica triste quando você fica muito tempo sem dar nada (mesmo que seja uma flor) para ele. Entenda também que normalmente essa pessoa vai colocar muito esforço na hora de presentear você! Então sempre reconheça e agradeça por isso.

  • Advertisement
  • Lembre-se que uma pessoa pode ter mais do que uma dessas personalidades dentro dela. De fato, é muito difícil uma pessoa ter uma só. Mas tudo bem, você pode identificar a mais forte, e começar a partir daí a escutar o que seu parceiro diz e entender o que está por trás disso. Depois de entender melhor a razão dele agir dessa forma, vai ser muito mais fácil escutar de verdade seu cônjuge e entender suas ações, e melhor ainda: agora você vai saber que tipo de respostas ele espera de você e quais são as coisas que o faz mais feliz.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Simony é casada, mãe de 3 filhos e optou ser mãe em tempo integral. É formada em Adm. Publica pela UDESC tem um MPA pela Brigham Young University.

Os 5 tipos de personalidade: Qual é a sua? E a do seu cônjuge?

Conhecer os 5 tipos de personalidade e as maneiras de entender melhor a sua personalidade e a do seu parceiro, pode fazer maravilhas no seu casamento!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr