Cinco pontos importantes na escolha de mamadeiras

Saiba como encontrar a mamadeira ideal para seu filho.

Fernanda Ferrari Trida

Quando estamos nos preparando para receber nosso novo bebê, temos um “mundo” de coisas com o qual nos preocupar. Parece que entramos numa dimensão inteiramente nova de itens que nunca antes havíamos visto. Mesmo que se tenha a oportunidade de conviver com outros pais durante a gestação, parece que só somos capazes de entender plenamente o que uma criança necessita a partir do momento em que temos que começar a lidar com o enxoval do nosso próprio bebê.

Neste artigo, vou falar sobre um dos pontos fundamentais para um bebê e com o qual os pais devem se preocupar antes mesmo que seu filho venha ao mundo: a mamadeira. Não pense que sou contra o aleitamento materno. Muito pelo contrário. Mas, acredito que as mamadeiras devem ser adquiridas antes do bebê nascer. Isso, por experiência própria.

Eu sempre sonhei em amamentar meus filhos. Acredito nas propriedades benéficas e únicas do leite materno. Porém, devido a uma cirurgia plástica desastrosa, não pude dar de mamar a eles. Ainda bem que havia comprado mamadeiras como parte do enxoval. Mas, infelizmente, não sabia de algumas particularidades que devemos atentar ao comprá-las. Assim, ficam algumas dicas para que você não gaste tanto dinheiro como eu fiz.

  • Para recém-nascidos, a maioria dos pediatras indica bicos de mamadeiras que tenham o formato similar ao do bico do seio da mulher. Mas seu filho pode não se adaptar a eles. Portanto, escolha mamadeiras as quais você possa acoplar mais de um tipo de bico.

  • No início da vida, o bebê mama pequenas quantidades de leite, mas não demora muito a aumentar bastante esse volume. Compre mamadeiras de tamanhos médio e grande, pois aquelas muito pequeninas não terão utilidade em pouco tempo.

    Advertisement
  • Procure sempre por mamadeiras livres de BPA (Bisfenol-A) – composto usado como isolante em embalagens metálicas e na composição de alguns tipos de plástico, principalmente os que acondicionam alimentos. Conforme estudos científicos, quando ingeridas, as partículas de BPA fazem as vezes de alguns hormônios que o corpo produz e as consequências mais devastadoras se dariam nos fetos e nos bebês, pois eles estão em fase de desenvolvimento de absolutamente tudo. Assim, um bebê ou criança pequena que ingerir o BPA pode ter problemas de desenvolvimento do sistema nervoso central, entrar na puberdade mais cedo, ter problemas no funcionamento da tireoide e, quando adulto, desenvolver câncer de mama ou de próstata.

  • Procure sempre prestar atenção na numeração dos bicos e na espessura dos alimentos que vai colocar na mamadeira. Alguns leites mais grossos ou sucos batidos podem precisar de bicos com furos maiores e, por conta disso, você pode achar que seu bebê está recusando o alimento, mas na verdade ele não tem força de sucção suficiente para fazê-lo passar pelo bico.

  • Há pessoas que preferem mamadeiras de vidro às de plástico. A única vantagem das primeiras parece residir na menor porosidade do composto, onde menos sujeira ficaria retida. Mas ambas podem ser esterilizadas, o que elimina todos os resíduos. Além disso, a tecnologia das mamadeiras de plástico hoje é mais avançada.

Espero que este artigo auxilie todos os papais e mamães que tenham dúvidas sobre as mamadeiras. Contudo, o mais importante é conhecer a reação do seu bebê. Portanto, não saia comprando inúmeros exemplares do mesmo produto, só por achar que ele é de boa marca ou por ter recebido elogios de outros pais. Espere seu bebê aprovar. Você saberá quando ele fizer isso.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferrari Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.