Como fortalecer seu sistema imunológico

Como manter seu corpo saudável para combater as doenças que aparecem? Veja as dicas.

Fernanda Ferraz

É comum para você ficar doente, gripes, viroses, bactérias, fungos, toxinas, têm agredido o seu organismo com que frequência? Já se perguntou se a culpa não é da sua qualidade alimentar e de vida? Reflita sobre esses pontos e faça algumas mudanças positivas, alguns aliados vão lhe fazer bem.

O sistema imunológico é o mecanismo do corpo que combate as doenças que tentam alojar-se nele e que prejudica a saúde e algumas doenças podem levar a morte.

Vitamina C

. Há quem não se importe ou quem não dê importância às vitaminas, mas elas são extremamentes especiais para o bom funcionamento e equilíbrio do nosso corpo. A vitamina C, por exemplo, atua no fortalecimento das células e evita que elas morram e deixa o corpo mais fortalecido para lutar contra as infecções. A vitamina C pode ser encontrada em alguns alimentos, como: acerola, goiaba, laranja, cáqui, mamão, melão, brócolis, couve-flor, alho, maracujá, manga, batata, cenoura, fígado, ostras e leite.

Dormir bem

. Nada melhor do que uma boa noite de sono, após um dia cansativo e acelerado. A cama é o melhor local para descansar, relaxar o corpo e a mente; programe-se para dormir bem, evite na hora do sono ouvir músicas barulhentas, procure tomar um banho relaxante, e o aconchego do seu amigo colchão.

Comer

. Comer nas horas certas, evite passar longas horas sem se alimentar, ou fazer refeições muito calóricas, ou não preferir comer frutas e verduras, ou fazer lanchinhos rápidos substituindo as principais refeições que nada adicionam de nutritivo ao corpo.

Advertisement

Praticar esportes

. Faça uma caminhada 3 vezes por semana, ou exercite-se em casa com vídeos aeróbicos com instruções, pode ser ao lado da família ou sozinho mesmo, o importante é mexer o corpo, fortalecer as artérias e músculos, ter resistência, energia e vigor. Você pode estipular 30 minutos por dia e vai ver a grande diferença na sua saúde.

Não fume

. O cigarro é muito prejudicial à saúde, ataca os pulmões, pode possibilitar o aparecimento de tumores e infecções, debilita o corpo e só faz mal ao usuário.

Ácido fólico

. É importante para a formação dos glóbulos brancos (leucócitos), que combatem e elimina os micro-organismos, e qualquer outra composição química estranha para o corpo, também é importante na formação gestacional, diminuindo os riscos de má formação. Veja alguns alimentos que possuem ácido fólico: framboesa, fígado, amendoim, lentilha, soja, milho e avelã.

Zinco

. O zinco é um mineral que ajuda nos tecidos e na cicatrização de ferimentos, podem ser encontrados: carne, peixe, cereais, feijões, nozes e leite.

Selênio

. O selênio tem a função de retardar o processo de envelhecimento do corpo e neutraliza a ação dos radicais livres, evita o surgimento de alguns tipos de câncer. Alimentos onde pode ser encontrado: castanha-do-pará, alimentos marinhos, crustáceos.

Advertisement

Beba água

. Muitas pessoas não tomam a quantidade de água necessária para a saúde, 2 litros por dia, e se desidratam com facilidade, aumentando as chances de adquirir algum problema de saúde. Evite usar o refrigerante como água, prefira sucos naturais e a própria água para manter-se bem hidratado, o organismo necessita da água para se manter lubrificado e ter um bom funcionamento.

Viver bem é viver com saúde!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.