Como desenvolver a caridade

Fora da caridade não há salvação, pois a caridade é a prática do amor. Veja aqui dicas valiosas de como desenvolver a caridade dentro de você!

7,205 views   |   45 shares
  • A caridade é uma das sublimes faces do amor. Ela acolhe o sofredor e enche de luz as mãos de quem a pratica. Ser caridoso é percorrer um caminho cheio de lições, mas nem sempre é fácil, pois a verdadeira caridade não vê condições e não se mostra. Mas será que caridade é uma coisa que se adquire ou é uma característica de cada um?

  • Todos podemos ser caridosos, mas para isso é necessário entender algumas coisas e se desfazer de alguns comportamentos. Não é possível desenvolver a caridade se o egoísmo for característica muito forte. Para trabalhar a caridade é preciso abandonar o egoísmo e o orgulho e abrir o coração para o amor.

  • Vejamos então quais dicas são importantes para que possamos desenvolver a caridade e fazer dela uma característica predominante nas nossas vidas:

  • Esteja disposto a amar

  • Falar de caridade é falar de amor. Uma coisa não existe sem a outra e se uma pessoa deseja ser caridosa, precisa estar disposta a amar. Mas não se trata desse amor romântico e muito menos do amor que sentimos apenas pelos nossos parentes e amigos. Trata-se do amor ao próximo, de estender a mão a quem sofre. Trata-se de seguir o exemplo deixado por Jesus Cristo, que foi o maior exemplo de amor e caridade que esse mundo já viu.

  • Afaste o egoísmo e o orgulho

  • Egoísmo é uma das chagas da humanidade. É quando a pessoa pensa apenas em si, incapaz de olhar o outro com mais importância. Muita gente fala que egoísmo é bom, porque se trata de amor-próprio. Mas um não tem nada em comum com o outro, pois o amor jamais esteve em parceria do egoísmo. A pessoa egoísta é incapaz de ver o outro como irmão e não o ajuda se não receber algo em troca, ou seja, não é capaz de fazer a caridade. Portanto, se pretende desenvolver a caridade, comece a trabalhar o egoísmo e o orgulho.

  • Comece!

  • Essa dica é fundamental. Na hora de fazer o bem sempre acontece alguma coisa que nos faz deixar para amanhã. Quem escolhe o caminho da caridade deve agir e não apenas ficar no discurso.

  • Existem várias formas de caridade e podemos utilizá-las das mais diversas formas. Muitos pensam que ser caridoso é apenas dar um trocado a quem pede ou fazer um trabalho voluntário. A caridade pode ser exercida no dia a dia, no trabalho e principalmente no lar, onde as relações são as mais desafiantes. Somos caridosos quando escutamos que precisa falar, quando somos pacientes com pessoas difíceis; a caridade está presente nas ruas, no sorriso que damos para um desconhecido, no ombro amigo que oferecemos a quem sofre. Enfim, ela está presente sempre que ajudamos com amor e desinteresse.

  • Advertisement
  • Portanto, inicie hoje mesmo suas reflexões sobre a caridade e veja como pode usá-la. Tem sempre alguém por perto precisando de ajuda!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

Como desenvolver a caridade

Fora da caridade não há salvação, pois a caridade é a prática do amor. Veja aqui dicas valiosas de como desenvolver a caridade dentro de você!
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr