Como educar seus filhos sobre a economia de água

Quando for ensinar uma criança a usar a água com sabedoria, os pais podem usar meios criativos e claros para ensinar como não desperdiçar.

Érica Keiko Nagasse Mendes

Os pais têm muitas responsabilidades e muito a fazer quando se trata de dar uma boa criação e educação para os filhos, afinal, é por meio do que é ensinado em casa que boa parte do caráter do indivíduo irá ser desenvolvido. É importante lembrar que é na infância que o indivíduo tem a maior facilidade em aprender e é nessa fase que os pais precisam ajudar os filhos a desenvolverem bons hábitos e a conscientizá-los a serem cidadãos mais responsáveis. Um dos assuntos que não pode deixar de ser tratado é a importância de se usar com sabedoria a água. As crianças precisam saber que água é um bem necessário, mas que a cada dia ela se torna mais escassa, por causa do desperdício.

Ensinando a usar com parcimônia

Quando for ensinar uma criança a usar a água com sabedoria, os pais podem usar meios criativos e claros para ensinar como não desperdiçar; por exemplo, faça uma pesquisa no youtube de desenhos animados que auxiliem nesse ensino, músicas infantis que incentivem o uso sábio da água. Explique como economizar mostrando que não pode deixar aberta a torneira sem motivos, e usar uma caneca para escovar os dentes, e enquanto ensaboa o corpo no banho você desliga o chuveiro e só liga para se enxaguar, que água da máquina de lavar pode ser reutilizada para lavar a calçada e regar as plantas e que para brincar com água tem local certo como um parque aquático.

Dar o exemplo de economia e valor

Mas lembre-se que uma criança aprende mais olhando o exemplo de um adulto. E que por meio de jogos é muito mais fácil ela se concentrar e aprender. A prática é sempre mais eficiente do que a teoria, por isso, faça uma gincana para economizar água utilizando um cartaz com estrelinhas; para cada dia que a criança não desperdiçar água ela ganha uma estrelinha e no fim do mês prepare um passeio a um parque de diversão ou de um presente como recompensa pelo esforço dela, mas é importante deixar claro para as crianças que a maior recompensa que elas vão receber de usar a água com sabedoria e sem desperdício é sempre ter esse bem em nossa vida e mostrar que pessoas no futuro podem ficar sem água se não fizermos nossa parte hoje.

Mas antes de conscientizar e ensinar uma criança esteja você conscientizado e disposto a fazer sua parte para acabar com o desperdício deste bem tão maravilhoso e indispensável que temos em nossa vida: a água.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Érica Keiko Nagasse Mendes

Érica Keiko Nagasse Mendes é supervisora comercial do Grupo Anhanguera Educacional.