Como motivar seu filho

Além de educar os filhos é papel dos pais motivá-los para enfrentar os desafios da vida!

Lidiane Franqui

É papel dos pais servir de educadores para seus filhos. Deus dá a eles a responsabilidade de orientar os filhos para a vida e fazer com que eles cresçam e se tornem adultos responsáveis. A motivação é também um dever dos pais para com seus filhos. Isso porque a motivação é ferramenta fundamental para a felicidade e para uma vida tranquila.

Mas muitos pais podem se perguntar: como motivar meus filhos? Em alguns casos até se sentem incapazes de fazer isso alegando que eles mesmos não se sentem motivados diante da vida. Infelizmente, muitos pais e mães estão desanimados e acabam passando esse exemplo para seus filhos, fazendo com que eles se tornem adultos frustrados e desmotivados. Mas como você não quer que isso aconteça na sua família, veja abaixo dicas de como motivar seus filhos e assim ajudá-los a conquistar seus objetivos.

Dê o exemplo

Isso mesmo. Para motivar seu filho, que tal se motivar também? Afinal, se você passar para ele algo que não vivencia, mais cedo ou mais tarde ele irá perceber e poderá encarar isso de forma muito negativa. Mesmo que você tenha problemas e decepções, nunca perca a motivação e a crença de que as coisas podem melhorar se houver empenho. É muito mais fácil motivar outra pessoa quando também estamos motivados. Portanto, comece também a correr atrás disso. Motive-se.

Seja sincero com seu filho

Motivar não é apenas mostrar o lado bom da vida. É dar ao filho motivos para superar as dificuldades e nunca desistir de lutar. Mostre para ele com sinceridade os desafios que lhe esperam. Não crie um mundo de ilusões onde tudo é perfeito. A ilusão é muito dolorida e se a criança cresce inserida em ilusões ela sofrerá bem mais.

Fale sobre casos de sucesso

É importante que a criança tenha o conhecimento de casos de sucesso e de exemplos de pessoas que passaram por situações e as venceram. O mundo lá fora tem muita tragédia. As más notícias invadem a mídia e entram na casa das famílias diariamente. As crianças também precisam de boas notícias, de coisas felizes, de bons exemplos. Isso pode ser feito através de filmes, histórias, livros, enfim, as fontes são várias.

Advertisement

E assim, no dia a dia, vá apoiando seus filhos. Sempre que eles estiverem precisando de uma opinião, de conselhos, esteja presente e lembre-se de mostrar o lado bom das coisas, independente da dificuldade.

Toma un momento para compartir ...

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.