Como planejar atividades durante a semana para que se desligue a TV

É assustador, mas muitas crianças estão sendo mais educadas pela televisão do que pela ação dos próprios pais.

Érica Keiko Nagasse Mendes

A família é, ou pelo menos deveria ser, a mais importante organização na face da terra; esse é um princípio sagrado que, conforme o tempo passa e os valores da sociedade mudam, está perdendo a importância e perdendo lugar para outros conceitos banais estipulados pela mídia, acarretando assim muitos divórcios e famílias desestruturadas. É lindo ver uma família unida realizando atividades juntos, mas essa cena tem se tornado cada vez mais rara.

Há pouco tempo vi uma postagem em uma rede social que tinha a foto de uma família, todos tinham um computador em mãos, estavam em frente a uma televisão e alguns dizeres escritos “a tecnologia aproxima quem está longe, mas afasta quem está perto”. Infelizmente é uma realidade e cada vez mais se vê que os filhos preferem muito mais os jogos e programas de televisão do que conversar com os pais, e os pais preferem mais assistir as novelas e jogos de futebol do que passar momentos agradáveis com seus filhos e cônjuge. É assustador, mas muitas crianças estão sendo mais educadas pela televisão do que pela ação dos próprios pais. Para que essa cena triste não aconteça ou acabe em sua casa, listaremos aqui dicas de atividades que você pode realizar com sua família sem ligar a televisão:

1- Separe uma noite na semana para se reunir com todos da família para que juntos possam conversar sobre os problemas da casa, traçar metas e planos para melhorar o relacionamento dentro do lar.

2- Descubram o que cada membro da família gosta de fazer e marquem uma atividade para que todos da família participem e conheçam um pouco mais de cada um.

3- Família que trabalha unida permanece unida, busque realizar projetos de serviço em família, seja em sua própria casa, como voluntários em um local ou até mesmo para ajudar um amigo ou parente.

Advertisement

4- Desenvolvam o costume de realizar pelo menos uma refeição diária à mesa de jantar com todos os membros da família juntos e sem televisão, essa é uma boa hora para saber como foi o dia de cada um, o que fizeram de bom e quais foram seus desafios.

5- Façam cursos juntos, escolham algo que ajude a aperfeiçoar todos.

6- Busquem ter a mesma fé, se possível frequentem uma igreja juntos e auxiliem um ao outro a viverem os princípios que aprenderem.

Aplicando essas ideias e algumas outras que vocês terão na noite familiar ou durante a refeição que fizerem juntos, a consequência será que vocês se tornarão uma família verdadeiramente unida, não serão mais estranhos, os laços de amor e amizade crescerão, haverá mais confiança e respeito.

E nunca esqueça: a melhor coisa que você pode dar para sua família é amor; e a maior amostra de amor que você pode dar é o tempo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Érica Keiko Nagasse Mendes

Érica Keiko Nagasse Mendes é supervisora comercial do Grupo Anhanguera Educacional.