Como ajudar seu filho a se preparar para a prova do vestibular

Para um jovem conseguir ingressar em uma faculdade que lhe proporcione um estudo de qualidade ele precisa estar pronto para enfrentar a prova de vestibular.

Érica Keiko Nagasse Mendes

Todos os pais sonham em ver seus filhos bem-sucedidos e felizes, mas no mundo em que atualmente vivemos a luta é vencida somente pelos que estão qualificados, ou seja, vence quem é mais forte, neste caso, quem está mais preparado. Não adianta questionar, é por meio do caminho e do estudo que somos direcionados ao sucesso.

Mas para um jovem conseguir ingressar em uma faculdade que lhe proporcione um estudo de qualidade, ele precisa estar pronto para enfrentar a prova de vestibular. Geralmente não é uma tarefa fácil ser aprovado, visto que quanto melhor for a faculdade mais concorrência ele vai enfrentar e as provas serão mais difíceis. Mas não se desespere, aqui segue algumas dicas que irão lhe ajudar a preparar seu filho para se sair bem na prova de vestibular.

1- Antes de tudo, ajude seu filho a escolher um bom curso e que o agrade, pois só assim ele vai ter satisfação; pergunte a ele se realmente é esse caminho que ele quer seguir, e lembre-se: o seu desejo pode ser diferente do desejo dele, não o force a fazer um curso que não desperte interesse nele, mas nada impede de você mostrar o que tem de bom em cursos diferentes do que ele escolheu. Se possível, leve-o até uma feira de profissões ou em uma universidade para conversar com o coordenador dos possíveis cursos que ele queira. Essa decisão e muito importante.

2- Ajude-o a descobrir o que ele precisa estudar, procurem no site da instituição de ensino escolhida e leiam atentamente o conteúdo da prova.

3- Incentive-o a fazer um cursinho pré-vestibular. Existem cursos pagos excelentes, mas se não puder pagar geralmente as grandes universidades disponibilizam esses cursos gratuitamente e em muitos casos são tão bons quanto os pagos. Caso ele não consiga se matricular em nenhum curso, procure pessoas que já fizeram cursos assim ou que fazem e peça emprestado as apostilas que usou.

Advertisement

4- Monte um plano de estudo diário; se possível, reserve um tempo para estudar junto com ele para avaliar a qualidade que está tendo o estudo. Uma boa dica é estudar por meio de livros e não pelo computador. No computador ele estará rodeado de distrações e quando menos perceber estará nas redes sociais, jogando ou fazendo qualquer outra coisa ao invés de estudar.

5- Apoie seu filho a estudar em grupo, quanto mais pessoas focadas no mesmo assunto mais fácil fica a compreensão, só lembre seu filho de chamar colegas que realmente querem estudar.

6- Um dia antes da prova ajude-o a exercitar o cérebro com perguntas que possivelmente cairão na prova e a dormir cedo.

7- Motive seu filho, demonstre que você confia nele, procure acalmá-lo, pois o nervosismo atrapalha muito.

8- No dia da prova faça-o comer comidas leves, mas que sustentem, não esqueça o material que irá utilizar na prova. E, se possível, mande um lanchinho para ele, mas nada de balas ou goma de mascar, elas tiram a concentração.

Advertisement

Agora é só esperar o resultado e comprar um presente para seu filho universitário.

Toma un momento para compartir ...

Érica Keiko Nagasse Mendes

Érica Keiko Nagasse Mendes é supervisora comercial do Grupo Anhanguera Educacional.