Como lidar com a doença de Alzheimer

O mal de Alzheimer atinge muitos idosos, fazendo com que eles fiquem completamente dependentes de ajuda, cuidados, carinho e, acima de tudo, muito amor.

Tati Ippolito

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, isto é, que produz atrofia, com início mais frequente após os 65 anos, que provoca o declínio das funções intelectuais, interferindo na capacidade de trabalho, relação social, comportamento e personalidade.

Inicialmente, o portador começa a perder sua memória mais recente; no decorrer dos anos, com a evolução do quadro, ela afeta a capacidade de aprendizado, compreensão, atenção, orientação e linguagem, interferindo até mesmo para as rotinas básicas, como higiene pessoal e alimentação, causando dependência de cuidados dos outros.

Veja a seguir os sintomas da doença de Alzheimer:

1- Fase Inicial

Estágio I (forma inicial)

ocorrem alterações na memória, a pessoa começa a ficar um pouco confusa e esquecida, além de algumas alterações na personalidade e habilidades espaciais e visuais. Às vezes, apresenta descuido da aparência pessoal e perda da iniciativa.

2- Fase Intermediária

Estágio II (forma moderada)

o paciente passa a necessitar de ajuda, pois apresenta dificuldade para falar, realizar tarefas simples e cotidianas. Também apresenta agitação e insônia, além de dificuldade de coordenar os movimentos.

Advertisement

Estágio III (forma grave)

neste estágio, a pessoa necessita de ajuda constante e para praticamente tudo que for fazer, já que ela passa a apresentar resistência à execução de tarefas diárias, pode passar a não reconhecer seus familiares e apresenta incontinência urinária e fecal. Torna-se incapaz para qualquer julgamento, precisa de auxílio direto para se vestir, comer, tomar banho, tomar seus remédios e higiene diária, além de poder apresentar comportamento inadequado, irritabilidade, desconfiança, impaciência, agressividade, depressão e/ou apatia.

3- Fase Final

Estágio IV (terminal)

nesta fase, existe perda de peso mesmo com dieta adequada, restrição ao leito, mutismo, dor à deglutição, perda total de julgamento e concentração. O paciente é completamente dependente, torna-se incapaz de realizar qualquer atividade diária, pode apresentar reações a medicamentos, infecções intercorrentes e problemas renais.

Causas

A causa do Alzheimer é desconhecida, mas seus efeitos deixam marcas fortes no paciente. Normalmente atinge pessoas acima dos 65 anos, mas existem registros da doença em jovens.

Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença: aspectos neuroquímicos, ambientais, infecciosos ou predisposição genética, mas não foi estabelecida nenhuma relação segura de causa e efeito a respeito disso.

Tratamento

A doença de Alzheimer ainda não tem cura, mas existem tratamentos para controlar os sintomas, com remédios e acompanhamento médico.

Advertisement

Associação Brasileira de Alzheimer

Ou Abraz, é formada por familiares dos pacientes e conta com a ajuda de vários profissionais, como médicos e terapeutas. Eles têm como propósito passar informações sobre o mal de Alzheimer para as pessoas, com o intuito de ajudar o portador e a família a terem melhor qualidade de vida.

Como lidar

Um portador do mal de Alzheimer precisa de acompanhamento médico e de cuidados, além de muita dedicação, é necessário ter paciência e tratar com muito carinho. Veja este vídeo para entender como se deve cuidar do familiar com sinais iniciais de Alzheimer.

Para mais informações sobre como lidar com o mal de Alzheimer, clique aqui.

Eles precisam de amor e dedicação, lidar com a doença não é fácil, mas com fé e carinho vamos cuidar um pouco de quem cuidou a vida inteira de nós, e tentar lhes proporcionar uma boa qualidade de vida.

Toma un momento para compartir ...

Tati Ippolito

Tatiana tem grande paixão por escrever e pretende ajudar as pessoas com isso, ou entreter, no caso de seu blog http://inspiration-tatis.blogspot.com.br.