Como ser mais ativo e não sucumbir à falta de ânimo

‘’Sua atitude determina sua altitude’’ .

Érica Keiko Nagasse Mendes

O desânimo é uma consequência da ociosidade, tristeza e de principalmente não saber lidar com os fracassos e adversidades da vida. A pessoa desanimada tende a acreditar que não é capaz de fazer as coisas e acaba por perder muitas oportunidades de se tornar bem-sucedida, sem falar do perigo do desânimo chegar ao ponto de se tornar depressão.

Para lhe ajudar vencer a falta de ânimo segue algumas dicas que lhe ajudarão a ser mais ativo e não ter tempo para o desânimo:

1- Não tem como você se forçar a gostar de algo que não lhe dê prazer, busque fazer coisas condizentes a sua personalidade e talento, não faz sentido você ser ator se tem medo da plateia. O que realmente importa é encontrar atividades que lhe deem chances de se sair bem e lhe proporcionem satisfação, assim você será mais ativo e terá mais ânimo de realizar qualquer que seja a atividade.

2- Não se desespere, você ainda tem muito para conquistar; e mesmo que não pareça, o sucesso está sempre próximo a nós. Lembre-se que não existe uma fórmula para se tornar bem-sucedido, não fique se baseando por meio de um padrão definido, você pode acabar não dando real valor para suas conquistas.

3- Deixe de reclamar, isso não leva a nada, afinal, o que hoje é motivo de tristeza amanhã pode vir a ser o motivo de sua alegria; não desista nos primeiros tropeços pois o importante é estar em pé sobre as ruínas. Aprenda com os erros.

Advertisement

4- Você não nasce um vencedor, você se torna um. E isso vem por meio de traçar e seguir planos. Para ter uma vida mais ativa é necessário agir. Analise seu dia a dia e o que você tem feito, e os resultados que tem alcançado, depois estipule seus objetivos. Por exemplo, se você tem o desejo de falar inglês o que deve fazer é incluir em seus planos um curso de inglês. Quanto mais carregado for seu dia menos espaço o desânimo vai ter; por isso faça seus planos, saia de casa e abrace as oportunidades, elas estão de braços abertos lhe esperando.

5- Não tentar é o pior dos fracassos. A maior parte das pessoas se arrepende mais das coisas que deixou de fazer do que as que realizou. Use o medo a seu favor, ele pode vir a ser um ótimo gerador de motivação; enfrente e vença e sinta que quando você derruba as barreiras do medo as conquistas são muito mais significativas.

6- Aprenda com o passado, e construa seu futuro hoje. Aproveite o máximo de cada dia, não se entregue e tome as decisões hoje, faça hoje, amanhã pode ser tarde demais.

“Sua atitude determina sua altitude” (Dr. Bernard Harris).

Toma un momento para compartir ...

Érica Keiko Nagasse Mendes

Érica Keiko Nagasse Mendes é supervisora comercial do Grupo Anhanguera Educacional.