Perdoar uma traição: Como isso é possível?

Como perdoar uma traição procurando enxergar o melhor.

31,184 views   |   88 shares
  • “Traição, como uma forma de decepção ou repúdio da prévia suposição, é o rompimento ou violação da presunção do contrato social (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações. Geralmente a traição é o ato de suportar o grupo rival, ou, é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelas outros”. Wikipédia.

  • A traição costuma ser sempre dolorosa, pois geralmente somos traídos por quem amamos muito, no caso de o traidor ser o cônjuge. Na traição há sempre dois lados: o do traidor e o do traído.

  • Quando somos traídos, por ser tratar de algo tão íntimo, ficamos cegos e muitas vezes rotulamos o traidor de insensível, irresponsável, etc. São comuns as frases: "Ele não me ama, ou não ama nossa família". Só há espaço para o ódio, o desprezo e o castigo.

  • O traidor arrependido fica cheio de remorso, alguns entram em depressão ou tem ideias suicidas; ele está no fundo do poço, com vontade de fazer o mundo parar e voltar no tempo, ter o carinho e a confiança daqueles que ele realmente ama, mas voltar no tempo é impossível... Ele já recebeu o seu castigo.

  • Como pode o traidor passar por cima de um coração despedaçado, com ódio e desprezo?

  • O grande segredo para se perdoar uma traição e aceitar o arrependimento do outro é passar por cima dos sentimentos negativos, é esquecer o passado, as coisas ruins que ficaram. É enxergar todas as qualidades, virtudes que essa pessoa ainda possui, ou é capaz de conquistar, sim, resgatar.

  • Enumere as coisas boas que você acha importante e se esta pessoa ainda possui, as qualidades que fizeram vocês começarem o namoro; se ele é um bom companheiro de vida, se é um bom pai, se era responsável pelo cuidado e qualidade de vida de sua família.

  • Seria o ato da traição maior do que todas essas coisas?

  • Existem famílias que conseguiram passar por cima desses sentimentos. São um exemplo de amor, fidelidade e felicidade. Vejo um escudo nessas famílias atualmente, elas estão mais maduras e fortalecidas.

  • Quando jovem conheci um casal de namorados e presenciei a traição de um deles, ele a traiu e ela o perdoou, todo mundo criticou a atitude dela, até sua família foi contra, mas ela foi firme e enfrentou tudo e todos para ficar com ele. O tempo passou, eles se casaram, tiveram uma filha e estavam felizes, eles conseguiram a aprovação da família e dos amigos, verdadeiramente ele se arrependeu. Após cinco anos de casamento, ele sofreu um acidente e faleceu. Fiquei pensando, como foi bom o perdão dela para com ele.

  • Advertisement
  • Como ela lutou e viveu feliz ao lado do seu amor... Como teria sido triste se ela não tivesse o perdoado, não teria vivido esse momento de felicidade, agora estaria arrependida, pois o tempo não pode parar e muito menos voltar.

  • Não estou fazendo apologia à traição, mas sim ao perdão de alguém arrependido, pois ainda existem famílias sendo destruídas pelo orgulho.

  • Diante dessa situação que possamos enxergar o outro e lembrar que ele está no fundo do poço, e sua mão pode tirá-lo de lá; você pode deixar que ele saia com suas próprias forças, com as virtudes que ainda possui ou com a ajuda de outra mão que enxergará as qualidades que você não conseguiu ver.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.

Perdoar uma traição: Como isso é possível?

Como perdoar uma traição procurando enxergar o melhor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr