Como manter sua saúde mental

Manter a mente saudável depende de vários fatores. Entre eles: ler um bom livro, assistir corretamente a TV, ter um entorno positivo, ser resiliente e viver uma vida mais plena e feliz.

1,651 views   |   17 shares
  • Consciência

  • Que bom falar de saúde mental! Eu mesma demorei muito tempo para entender o que significa isso. Pensava como a maioria das pessoas, que fazendo terapia, lendo livros recomendados e de autoajuda estaria alimentando e cuidando da minha mente. Talvez até estivesse lidando e conhecendo melhor meus problemas e dificuldades, mas sentia que não avançava e que também não conseguia processar grande parte das informações que me chegavam. Ou seja, não sabia como usar e colocar em prática o que estava aprendendo, em outras palavras: faltava a "consciência".

  • Essa conscientização só aconteceu depois que fiz o curso de coaching. Na verdade não foi depois, mas durante mesmo. E a partir deste "click", parece piegas, mas comecei a entender tantas coisas que supostamente eram óbvias e estavam bem na minha frente e que simplesmente não enxergava, não conseguia ver. Incrível não?

  • Autoconhecimento

  • Acredito totalmente que o verdadeiro autoconhecimento acontece no dia a dia, observando determinadas atitudes e utilizando o processo de melhoria contínua para substituí-las ou melhorá-las. Hoje em dia no próprio cotidiano temos uma avalanche de informações que nos chegam por via direta, ou seja, lendo um jornal, uma revista ou até navegando na internet, passando em algum lugar com uma televisão ligada e vamos recebendo assim todos os tipos de notícias.

  • Como assistir TV e ler

  • O importante é saber selecionar o que ver na televisão, como transformar esse hábito em algo saudável. Escolhendo cada programa, desde notícias, um filme, canal educativo e programas de entretenimento que nos alimente com algo, que traga no final um aprendizado ou uma informação útil. Alimentar-se de mídia sensacionalista cheia de tragédias, novelas violentas, reality shows entre tantos outros, não somam absolutamente nada.

  • Ler é o melhor exercício para sua mente, escolhendo bons livros de diferentes gêneros, como: romances, biografias de personalidades interessantes; dentro do coaching mesmo existem livros fantásticos para todos os públicos. Você manterá sua cabeça ativa, pronta para aprender e ao final de cada livro escreva um pequeno resumo, esse hábito ajuda a fixar o conteúdo.

  • Entorno saudável e positivo

  • O seu entorno também é muito importante, ter ao seu redor pessoas positivas, resilientes, com interesses e assuntos em comum para uma conversa mais profunda e proveitosa. O equilíbrio vem da coerência de pensamentos e atitudes com relação ao corpo, mente, coração e espírito. A mente só estará bem, se cuidarmos do todo. Os exercícios aumentam a oxigenação no cérebro e disposição. A alimentação mais saudável e na medida certa proporciona um bem-estar e energia acumulada. A espiritualidade nos leva a outro patamar, ao que realmente importa, e viver a vida plenamente. E finalmente, a mente bem nutrida com bons livros, boas amizades, atitudes positivas e eficazes alinhadas com nossos valores nos levam a uma vida mais plena e feliz!

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Márcia Diniz é Wellness, Professional & Mental Fitness Coach.

Proprietária da MD Coaching em São Paulo. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro do The Inner Game School of Coaching e da ICF.

Como manter sua saúde mental

Manter a mente saudável depende de vários fatores. Entre eles: ler um bom livro, assistir corretamente a TV, ter um entorno positivo, ser resiliente e viver uma vida mais plena e feliz.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr