O desafio de criar filhas sendo uma mãe solteira

Criar filhas sozinha pode ser um desafio. Mas agir com simplicidade, dar bons exemplos e ser amorosa pode trazer recompensas valiosas.

Becky Rickman

Mesmo você tendo sido uma menina, nem sempre isso resulta em uma relação harmoniosa com suas próprias filhas. Os tempos mudam, as circunstâncias mudam e se você se encontra criando meninas sozinha, isso pode ser algo especialmente desafiador.

Algumas coisas que eu aprendi:

As filhas seguem seus passos

Se você está zangada, elas ficarão zangadas. Se você está triste, elas ficarão também. Se você está alegre e calma, elas estarão zangadas e tristes. Bem, algumas vezes isso é verdade, mas na maior parte do tempo, você define o humor de suas filhas. Eu sei que parece assustador, mas é assim.

Não seja a melhor amiga delas, mas..

Haverá tempo de sobra para ser amigável com a filha que você está criando para ser adulta, que é o que elas se tornarão. A infância não é o tempo para ser a “melhor amiga da mamãe”. Há uma tendência das mães solteiras utilizarem suas filhas como confidentes. Falando de detalhes que as crianças não precisam saber. É vital que você seja uma figura de forte autoridade com a qual elas possam contar.

Há um “porém”

Em seus esforços para formar um adulto, você precisa permitir algumas negociações à medida em que elas crescem. Elas precisa saber que você respeita e valoriza suas opiniões, em troca elas valorizarão as suas.

Advertisement

Coloque um ponto final nas piadas sobre homens

Um dos mais preciosos valores que você pode ensinar às suas filhas é respeitar o sexo oposto. Ela jamais deve ouvir você criticando os homens especificamente ou de maneira generalizada – não importa quão zangada você esteja com o pai dela(s). Você quer para ela o que você, por qualquer razão, não tem no momento, ou seja, um saudável relacionamento com um homem.

Mas, em contrapartida, evite o oposto

Tente não referir-se aos homens com declarações como: “Ah, ele é tão atraente”. Deixe claro que os homens são mais do que um rosto bonito e um corpo musculoso. Enalteça as qualidades genuínas e duradouras dos homens.

Seja consciente do tipo de homem com quem você venha a se relacionar

Isso é indiscutivelmente pessoal, mas se você escolher ter um encontro, seja sábia em suas associações. Lembre-se: ela a seguirá em suas tendências. Encoraje-a a fazer uma lista das qualidade que ela pode e não pode abrir mão. Ensine-a a demonstrar aos outros como tratá-la.

Ser discreta é recomendável

Você pode ter passado por uma “via colorida” no seu trajeto para a vida adulta. Isso não significa que ela precise saber. O seu passado deve permanecer no passado. Não é necessário atirar-se de um prédio para saber que vai machucar-se ao cair no chão. Ao compartilhar ainda que um pouco de informação, você estará passando a mensagem subjetiva: “Eu fiz isso e veja só, acabou tudo bem. Você pode fazer algumas coisas erradas, no final tudo dará certo”. Note que não estou incentivando que engane sua filha. Apenas, seja discreta.

Incentive seus talentos e educação formal

Uma das melhores coisas que você pode fazer por sua(s) filha(s) é encorajar seu crescimento: acadêmico, artístico, emocional e espiritual. Exalte seus talentos de modo que ela saiba se expressar de maneira criativa e comunicar coisas que talvez não fosse capaz de outra maneira. Crie-a para ser uma mulher independente.

Advertisement

Serviço

Mostre à(s) sua(s) filha(s), pelo exemplo, a alegria que advém do serviço abnegado. Encontre e compartilhe a alegria que você sente ao servir. Procure por oportunidades para servir aos outros. Não há nada tão edificante e capaz de afastá-la de seus próprios problemas que servindo ao próximo.

A recompensa por criar bem suas filhas à sua maneira é uma calorosa amizade quando elas forem adultas.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Raising girls as a single mom, de Rebecca Rickman.

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.