6 coisas essenciais a ensinar a seus filhos para serem consumidores inteligentes

Ensine seus filhos a serem consumidores inteligentes e quando chegarem a idade adulta eles enfrentarão menos problemas financeiros.

Moroni Ataide

O consumismo é algo que nos últimos anos tem aumentado de uma forma muito grande, especialmente em crianças e jovens; isso tem seu lado positivo, pois permite que eles aprendam a utilizar novas ferramentas que antigamente pessoas da mesma idade não tinham acesso algum, por outro lado é preciso uma atenção especial com esses jovens para que eles aprendam a serem consumidores inteligentes. Para isso vale ensinar algumas lições para eles.

1. Quanto vale x quanto custa

Eles precisam aprender o valor que as coisas têm e não somente o preço, o valor vai mais além, o valor representa o sacrifício para se conseguir aquilo, então eles devem saber que para comprar aquilo que eles querem alguém teve que trabalhar para ganhar o dinheiro. Também é interessante fazer algumas metas com eles, por exemplo: Se você arrumar seu quarto todos os dias eu compro aquele brinquedo que você quer. Pode parecer algo simples, mas tem uma grande lição com isso porque eles aprenderão que para conseguirem o que querem é preciso trabalhar e nem sempre as coisas vêm de modo fácil, isso faz com que eles deem mais valor.

2. Estipule um valor para gasto

Determine um valor fixo de mesada que você pode dar para o seu filho, ao escolher o valor leve em consideração a necessidade, capacidade e maturidade deste filho. Esse valor pode mudar à medida que as necessidades do seu filho mudam, não é interessante que dois irmãos um de 15 e outro de 8 anos tenham o mesmo valor de mesada, pois as necessidades deles são diferentes. Porém, deixe um valor fixo para que ele saiba quanto receberá e assim possa se programar.

3. Deixe-os assumir consequências

Caso seu filho tenha cometido algum erro por desleixo, deixe que ele assuma a responsabilidade por isso (claro que dentro da maturidade dele). Se, por exemplo, ele perdeu um livro da escola, compre outro livro mas repreenda-o e mostre quanto custou o livro e diga que descontará um valor x da mesada até que o livro seja pago por ele. Isso pode parecer muito duro mas ele aprenderá os sacrifícios que deve ser feito para se conseguir algo.

4. Ensine a importância de poupar

Mostre que é importante que eles guardem uma parte do dinheiro que ganham para usarem no futuro. As crianças são muito imediatistas e querem todas as coisas de uma só vez, mostre que aquele dinheiro que você está dando será para o mês todo, ou de acordo com a capacidade dele você pode dar a cada semana ou de 15 em 15 dias.

Advertisement

5. Não “empreste” dinheiro para eles

Caso seu filho queira comprar algo e ele não tenha dinheiro os pais podem achar que é uma boa ideia emprestar o dinheiro para que ele compre e depois descontar na mesada seguinte, mas isso só fará com que ele pense que é fácil conseguir as coisas e se acostumará com isso, então quando ele crescer ao invés de poupar para comprar ele somente pedirá um empréstimo no banco. Caso ele queira algo que não tenha dinheiro para comprar incentive-o a guardar para comprar no mês que vem ou a guardar um pouco a cada mês para comprar depois de 3 meses, por exemplo.

6. Não dê tudo que eles querem

Não é uma boa ideia dar tudo que uma criança quer, mesmo que você queira dar, em alguns casos é interessante deixá-lo com vontade por algum tempo para que quando ele ganhar se apegue mais aquilo e seja mais grato por tê-lo, desse modo ele tomará mais cuidado e valorizará muito mais do que se simplesmente tivesse ganhado assim que pediu.

Leia também: 10 formas de ensinar as crianças sobre dinheiro

Toma un momento para compartir ...

Moroni Ataide

Moroni Ataide nasceu em São Paulo é Redator e Publicitário. Já trabalhou com revisão e edição de textos, monitoria de qualidade e com treinamenos de desenvolvimento pessoal.