10 decisões para os que serão pais em breve

Dez decisões importantes que os pais devem tomar antes da chegada de um filho.

339 views   |   shares
  • Em algum momento da vida é natural sentir o desejo de ser pais e faz parte deste desejo fazer planos e tomar algumas decisões antes do bebê chegar, é uma mistura de sentimentos sobre sonhos e realidades. Um filho é parte de você, parte em sonho e em parte realidade, parte de tudo o que desejou. Vejamos então 10 decisões para os que vão se tornar pais em breve.

  • 1- Escolher o nome

  • . É maravilhosa a descoberta de em breve tornar-se pais, dar vida a uma semente e torná-lo seu, seu filho, seu amor, seu companheiro e amigo. Bem, logo depois de ser confirmada essa notícia, nada mais lógico do que escolher um nome para seu futuro herdeiro. Existem listas intermináveis de nomes: clássicos, populares, estrangeiros, nacionais, nomes fáceis de pronunciar, outros difíceis; por mais bonito que lhe pareça o nome, verifique se não é complicado demais, ou se a mistura de nomes (nome do pai com o nome da mãe) não vai soar estranho demais. O grande problema nisto é que no futuro os filhos tendem a não gostar de seus próprios nomes e isso pode ser notado à medida em que a criança cresce. Escolha nomes bonitos, podem ser até diferentes, mas que não soe tão estranho. Pode ser que não seja muito comum, tudo bem, mas conheça a origem do nome, a história deste nome, quem eram as pessoas que possuíam este nome e quais foram seus feitos, e valores, você pode dar boas lições a seus filhos através desta informação.

  • 2- Adaptar

  • . A vida dos pais mudam completamente com a chegada de um bebê, sua rotina vira praticamente de cabeça para baixo, entre acordar várias vezes na madrugada, ser acordado com o choro persistente do recém-nascido, a necessidade de atenção, cuidados, idas ao pediatra, vacinas, tudo isso é uma grandiosa mudança e requer paciência e calma. É uma passagem transitória, mas que faz parte desse momento único, então o melhor é preparar-se emocionalmente e psicologicamente o quanto antes, talvez visitar creches ou ser voluntário em uma delas, ajude nesta preparação e adaptação. Ou passar mais tempo com seus sobrinhos e ajudar a mãe deles com o banho, alimentação ou apenas brincando.

  • 3- Exemplos

  • . Pensar que tipo de pais vocês desejam ser também é uma questão constante, que exemplos você vai querer dar, afinal, as crianças aprendem rápido e costumam copiar seus pais.

  • 4- Hábitos

  • . Que tipos de hábitos você tem? É bem provável que seu filho ande sobre seus passos. Se você gosta de ler e seu filho lhe vê lendo sempre ou estudando, é bem possível que ele siga esses hábitos; então perceba que atitudes você possui que nem mesmo lhe agradam, ou que você sabe que não são legais, e mude o quanto antes.

  • Advertisement
  • 5- Definam tarefas

  • . É normal a mãe ficar com a maior responsabilidade de cuidar e criar o filho, ela amamenta, dá banho, troca a fralda e passa mais tempo com ele, mas também é importante que o pai crie um vínculo com o bebê; por isso é interessante que juntos pai e mãe determinem um horário para o pai passar um tempo com o filhote, e também ajudar dando banho, fazendo massagem no bebezinho, alimentando e brincando. Essa escolha pode ser feira antecipadamente, o pai pode fazer isso pela noite quando chegar do trabalho, por exemplo.

  • 6- Intimidade do casal

  • . Conversem, durante a gravidez e na chegada do mais novo membro, sobre o tempo como casal. Não deixem que a correria e o cansaço atrapalhem essa intimidade e aproximação. Tirem um tempo para ficarem juntos e se olharem nos olhos, fazerem carinho na pele e dar demonstrações afetuosas.

  • 7- Mantenha a serenidade

  • . Em relação à chegada do bebê a velocidade do ritmo familiar aumenta: família, responsabilidades, trabalho, tudo isso pode vir a causar um certo estresse; por isso a importância de se manterem unidos e serenos, compreender que essa mudança é positiva e traz fortalecimento para o casal. Conversem entre si sobre a dificuldade individual de cada um, apoiem-se um no outro. Se tiverem dúvidas sobre a chegada do bebê e como cuidar, conversem com alguém com mais experiência ou um profissional da área, aliviando assim, a ansiedade.

  • 8- Programação

  • . Uma hora vocês como pais terão que estabelecer alguns horários e tarefas: tempo para dormir, tempo para ficar com o bebê, para ficar com a esposa, para trabalhar, para relaxar. No início as coisas podem ficar meio bagunçadas, mas o bom é que o quanto antes, seja feita esta programação, para evitar fazer de mais uma tarefa e a outra de menos. Se quiserem podem fazer um mural com esses horários, pode ser numa cartolina ou num quadro, assim fica fácil não esquecer de levar o cachorro para passear ou fazer as compras do que está faltando em casa.

  • 9- Investimento

  • . Se for possível fazer um plano de investimento para o futuro da criança, melhor. Vocês podem se planejar como investir numa poupança universitária, poupar para realizar um projeto a longo prazo, para o desenvolvimento da carreira dele, com o intuito de dar-lhe mais segurança no futuro.

  • 10- Base religiosa

  • . É interessante e muito saudável, caso os pais não possuam uma religião, pensarem sobre isso. As escrituras em si ensinam valores preciosos e importantes para uma boa formação do caráter de uma criança, atributos como respeito, amor ao próximo, fidelidade, castidade, bondade são ensinados com o intuito de avivar os bons sentimentos de cada pessoa. E não há opção melhor do que a de seguir princípios e valores ensinados por Cristo, que transformam seres humanos em pessoas melhores.

  • Advertisement
  • É comprovado por estudiosos e psicólogos que pessoas com mais atividades religiosas têm mais facilidade para superar perdas, não perder as esperanças e conseguem obter mais qualidade de vida.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.

Website: http://fernandaferrazmeuspassospelocaminho.blogspot.com.br

10 decisões para os que serão pais em breve

Dez decisões importantes que os pais devem tomar antes da chegada de um filho.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr