Como ensinar os filhos a serem mais gentis e carinhosos com os irmãos

Dicas para ensinar os filhos a serem mais gentis, carinhosos e atenciosos com os irmãos.

3,399 views   |   10 shares
  • Quando o casal decide ter um filho assume a responsabilidade de amar, cuidar e educar aquela criança, ensinando os valores que carrega e que acham necessários e importantes, preparando esse filho para a vida, tornando-o cidadão cooperador da construção de um mundo melhor. Parte da evolução desses futuros cidadãos é feita em casa, na infância, convivendo e aprendendo com os irmãos; é com eles que vivemos as mais belas lições e moldamos nosso caráter com a convivência dos mesmos.

  • Os pais exercem papel importante e fundamental no tipo e na qualidade de relacionamento entre os filhos. É possível que muitos casais estejam preocupados com as relações entre os irmãos e creio que seja muito importante incentivar sempre as melhores soluções para os conflitos entre eles, sempre colocando em ênfase o perdão, o amor, a justiça, a irmandade, o companheirismo, a lealdade, a honestidade, o cavalheirismo com as meninas e a caridade, dentre muitos outros valores que você pode acrescentar.

  • Já falamos da importância do bom relacionamento entre irmãos, agora vamos citar algumas formas de aumentar o vínculo com a gentileza e o carinho de sempre.

    • Permita e incentive que os irmãos passem um bom tempo juntos sem outra criança, eles podem ir a um parquinho, ao cinema, ao zoológico. Incentive-os a jogar videogame juntos, ou a jogar outros jogos de mesa. Também é muito bom que brinquem juntos e façam as tarefas da casa juntos, como: arrumar os brinquedos, o quarto e a cama.

    • Incentive o carinho entre eles, peça que se abracem, dê um beijo um no outro quando a ocasião permite ou a qualquer momento, ensinem e incentive-os a dizerem “eu te amo”. Faça-os fazerem algo pelo irmãozinho como ajudar a vestir-se, ou pegar algo que ele está querendo, e incentive ao outro a agradecer com abraço e beijo, sendo gentil e carinhoso. Façam o abraço familiar e se abracem durante o dia, a qualquer momento.

    • Orem juntos, ensine-os a orar juntos e a pedir ao Pai Celestial pelo irmãozinho; faça-os orar ao acordar, antes das refeições e antes de dormir e quando saírem de casa. Isso é muito valioso e aumentará o vínculo entre eles.

    • Diante de uma briga, resolva sempre com justiça, peça para eles pedirem desculpa um ao outro, que se abracem e diga “eu te amo, irmãozinho”; não ceda à pressão, só saiam depois de tudo resolvido. Seja firme para não deixar eles se resolverem, vá até eles e desmonte a briga e resolva da forma correta como falado anteriormente. Pode ser cansativo, mas vale a pena.

    • Não trate os irmãos de forma diferente, trate-os com carinho e com igualdade sempre. Muitas crianças acabam sendo mais agressivas com o irmão que os pais têm mais apegos ou são os prediletos. Tenha bastante cuidado com isso.

  • Advertisement
  • Depois dessas dicas tenho certeza que os irmãos estarão mais unidos sendo gentis e carinhosos uns com os outros, preparados para serem cidadãos construtores de um mundo melhor.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.

Como ensinar os filhos a serem mais gentis e carinhosos com os irmãos

Dicas para ensinar os filhos a serem mais gentis, carinhosos e atenciosos com os irmãos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr