Passo a passo para quem está planejando uma viagem ao exterior

Veja algumas dicas para começar a planejar sua viagem ao exterior.

Caroline Canazart

Planejar com antecedência é o segredo para uma boa viagem, principalmente quando a ideia é passear, estudar ou trabalhar em outro país. Pesquisar a documentação necessária, prazos de entrega de passaporte e visto, além da cultura e hábitos do local que será visitado também colaboram para que não haja nenhuma surpresa desagradável.

O primeiro passo é verificar se é preciso ter passaporte para entrar no país que deseja ser visitado. Ele é o documento de identificação de um brasileiro no exterior e tem validade de cinco anos. Para crianças menores de quatro anos a validade é de acordo com a idade. O documento pode ser solicitado por brasileiros natos ou naturalizados nas unidades da Polícia Federal ou pelo site do órgão.

A documentação necessária para emissão do passaporte é:

  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 156,07 para novo passaporte ou renovação e R$ 312,14 em caso de perda, roubo ou extravio do passaporte antigo.

  • CPF do requerente e, no caso de menores de 18 anos, do pai, mãe ou responsável legal.

    Advertisement
  • Carteira de identidade (ou Certidão de Nascimento, no caso de menores de 12 anos).

  • Certidão de Casamento, se for o caso.

  • Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição (dos dois turnos, se for o caso), obrigatório para maiores de 18 anos. Se não houver comprovante, pode ser apresentada declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais ou justificativa eleitoral.

  • Para homens, documento que comprove a quitação com o serviço militar.

  • Para naturalizados, Certificado de Naturalização.

    Advertisement
  • Brasileiros menores de 18 anos devem apresentar autorização do pai e da mãe ou do responsável legal para obter o passaporte.

Não é mais necessário levar foto já que com a modernização do sistema, agora ela é tirada na própria unidade da Polícia Federal no momento da solicitação.

Em viagens para países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) os brasileiros e estrangeiros residentes no país não necessitam de passaporte e basta apresentar a carteira de identidade. Porém, pesquisando em blogs de turismo, muitas pessoas experientes em entradas nesses países dizem que sempre existe um risco de haver complicação na hora da entrada se não estiver com o passaporte, como problemas desde foto irreconhecível no RG ou se a identidade não estiver em bom estado de conservação.

O segundo passo é buscar informações sobre como pedir um visto para o país que deseja ser visitado. O visto permite que a pessoa entre naquele país por certo período de tempo e para certas finalidades. É necessário observar qual tipo de visto será pedido: turismo, estudante ou negócio, que são os mais requeridos. Para cada um a documentação é diferente e os critérios para fazer o pedido precisam ser observados nos Consulados ou Embaixadas dos países em questão.

Além do visto, muitos países também exigem comprovação de renda, passagem de ida e volta e hospedagem em hotel. Ter um roteiro pronto da viagem ajuda muito também na hora de passar pela imigração.

Advertisement

O Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal dá dicas de como ingressar em todos os países. Clique no nome dos países para verificar os critérios necessários: Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Irlanda, Itália e Reino Unido.

Viajar com menores de idade para o exterior também requer atenção. Se a criança ou adolescente estiver acompanhada de apenas um dos pais será necessário uma autorização em duas vias com a assinatura reconhecida por firma em um cartório do pai que não estará acompanhando o passeio. Se o menor for viajar sozinho ou com outro adulto precisará da autorização de ambos os pais.

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.