A história da Páscoa: 10 dicas para ensinar os filhos sobre a ressurreição de Cristo

A história da Páscoa e a ressurreição em nossa vida, e 10 dicas para ensinar os filhos sobre a data.

14,364 views   |   85 shares
  • A Páscoa é a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo e o presente da vida eterna, e é importante por várias razões.

  • Demonstra a força do Criador e Seu amor pela humanidade, o poder de levantar-se vencendo a morte, e a vida eterna, propiciando que todos os mortais um dia ressuscitarão, e esta é a base da religião cristã. Mostra-nos como o corpo humano é sagrado e que somos especiais, senão por qual motivo Deus daria seu Filho Unigênito para a salvação da humanidade?

  • O Salvador Jesus Cristo que nasceu numa manjedoura e escolheu passar por tantos sofrimentos, ainda ensinou e iluminou para sempre nosso caminho, para que nós pudéssemos seguir seu exemplo e ter a vida eterna.

  • Em 1 Coríntios 15:54, Paulo explica a importância da ressurreição: "E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória."

  • As tradições e símbolos da Páscoa trazem a oportunidade de ensinar os filhos sobre a ressurreição e é importante que os pais o façam. Os ovos e o coelho simbolizam a vida.

  • Como usar os símbolos e tradições da Páscoa para ensinar as crianças sobre a ressurreição sem pender apenas para o lado comercial que a mídia pede? Algumas dicas:

    1. Você pode colorir os ovos e usá-los para contar a história da salvação:

    2. Ovos roxos - significam o sacrifício de Cristo.

    3. Ovos pretos - o pecado.

    4. Ovos vermelhos - o sangue de Cristo.

    5. Ovos brancos - o perdão.

    6. Ovos verdes - a vida eterna.

    7. Ovos dourados - o Reino Celestial, o céu, onde Deus vive.

    8. Prepare com antecedência um vestido claro e uma roupa especial para levar a família à Igreja, cantar hinos sagrados, ouvir e aprender mais sobre Jesus Cristo e seus exemplos.

    9. Faça um bolo e dar de presente a alguém, um vizinho ou um familiar que more sozinho ou precise de companhia.

    10. Para contar a história da Páscoa, você também pode colocar em uma caixinha ou vidro algumas tiras de papel escrito: jardim, soldados, pedra, incenso e mirra, e linho e contar a sequência da história a cada papel que elas tirarem.

    11. Existem excelentes figuras na internet que vocês podem utilizar para mostrar às crianças as etapas desde a última ceia de Cristo com os apóstolos onde ele estabeleceu e ensinou sobre o sacramento como lembrança de seu corpo, seu sofrimento no Jardim do Getsêmani onde suou sangue por todos os pecados do mundo, a crucificação e a ressurreição.

    12. Assista com toda a família a este vídeo que conta a história fiel da Bíblia sobre os últimos dias de vida de Jesus Cristo.

    13. Você pode, com o auxílio de uma luva, ilustrar o que significa a ressurreição, que é o retorno do corpo abrigando o espírito de cada um, e que todos nós ressuscitaremos, todos os nossos familiares que já se foram e mesmo os que ainda irão nascer. A mão sem a luva é o espírito, com a luva, um corpo ressurreto.

    14. Se você tem mais familiares e tiver a oportunidade de comemorar a Páscoa em família, com filhos já adultos, você pode ler a história da Páscoa, um capítulo da Bíblia a cada dia, seguindo a ordem dos acontecimentos antes da crucificação e ressurreição, como nesta sequência:

    15. Ele foi traído - Mateus 26:14-16.

    16. Negado - Lucas 22:54-62.

    17. Acusado - Marcos 15:3.

    18. Rejeitado - Lucas 9:22.

    19. Amarrado - Marcos 15:1.

    20. Açoitado - João 19:1.

    21. Escarnecido - Mateus 27:29.

    22. Blasfemado - Mateus 27:39.

    23. Cuspido - Marcos 15:19.

    24. Crucificado - João 19:17-19.

    25. Desamparado - Mateus 27:46.

    26. Ele fez a vontade de seu Pai - Marcos 14:36.

    27. Ele expiou pelos pecados do mundo - Lucas 22:41-44.

    28. Curou - Lucas 22:50-51.

    29. Calou-se - Marcos 14:61.

    30. Perdoou - Lucas 23:34.

    31. Ele deu Sua vida - João 19:30.

    32. Ele ressuscitou - Mateus 28:6.

    33. Você também pode fazer um teatrinho com as crianças como o vídeo acima mostra, produzido pelo Projeto Voa Flor, assim as crianças entenderão o significado e aprenderão a ser gratas pelo presente que Jesus Cristo deu a todos nós: a vida eterna.

    34. Ore com sua família. Aprecie o privilégio de se conhecerem, de fazerem parte da vida um do outro, de terem nascido sob o mesmo sangue, e partilharem da ternura, amizade e amor. Fortaleçam uns aos outros.

  • Advertisement
  • Enfim, crie tradições de Páscoa para a família que sejam centradas em Cristo. Em Mateus 28, Jesus Cristo, antes de ascender aos céus, pediu a seus discípulos que ensinassem as pessoas sobre o Seu Evangelho, e que elas pudessem ser batizadas como Ele foi por João Batista.

  • Isso nos ajuda a ter uma vida nova, e a seguir os exemplos e ensinamentos de Cristo, com fé e gratidão, rumo ao nosso lar celestial.

  • Jesus Cristo vive. Ele é o Messias, o Senhor Emanuel. Quando o fardo parecer pesado em nossos ombros, renovamos as esperanças sabendo que o domingo sempre virá, lembrando das palavras do anjo naquela manhã de Páscoa: “Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito”. (Mateus 28:6).

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

A história da Páscoa: 10 dicas para ensinar os filhos sobre a ressurreição de Cristo

A história da Páscoa e a ressurreição em nossa vida, e 10 dicas para ensinar os filhos sobre a data.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr