10 maneiras de ajudar seu aluno a ter sucesso na escola e na vida

Nesse artigo você encontrará dicas que poderão ajudá-lo a direcionar seu filho na escola.

Chloe Curtis

Um dos principais fatores que determinarão o sucesso futuro de uma criança é a qualidade do seu desempenho na escola. Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a acelerar o progresso do seu filho no caminho do sucesso escolar.

1. Nunca faça nada para um filho que ele não possa fazer por si mesmo

Ensinar responsabilidade a uma criança desde cedo terá um grande impacto em seu trabalho escolar. Quando ajudamos demais roubamos da criança a oportunidade de sentir as recompensas da realização. Lembre-se, é melhor que uma criança falhe honestamente do que tenha sucesso através do trabalho de outra pessoa.

2. Ensine seu filho a gostar de ler

Aqueles que dominam a compreensão da leitura em tenra idade terão maior facilidade ao longo de sua carreira escolar. Inicie seu filho na leitura mais cedo. Mesmo as crianças podem desenvolver o interesse em livros se eles forem lidos regularmente. Deixe os seus filhos perceberem o quanto você gosta de ler e haverá uma boa chance de eles começarem a apreciar a leitura por si mesmos. As bibliotecas públicas são um grande recurso, e o melhor de tudo, são gratuitas.

3. Ajude seu filho a memorizar a tabuada

Saiba que o progresso de uma criança em matemática estará seriamente comprometido se ela não souber a tabuada. Os jogos (Banco Imobiliário) são uma ótima maneira para praticar habilidades em matemática e ao mesmo tempo promover a diversão. Há também muitos jogos de matemática em computador que requerem que a criança faça cálculos para ganhar os pontos. Alguns sites on-line também oferecem jogos gratuitos baseados em matemática.

4. Preste atenção na forma como o seu filho faz sua lição de casa

. Lembre-se, se o seu filho estiver tendo dificuldades com sua lição de casa, então provavelmente estará acontecendo o mesmo na sala de aula. A lição de casa é uma reciclagem, uma prática extra para ajudar na memória de longo prazo, um indicador para os pais do que está sendo ensinado na sala de aula e uma oportunidade para monitorar o progresso de seu filho, antes que esse mesmo assunto seja abordado em sala de aula no dia seguinte. Certifique-se de verificar regularmente a lição de casa do seu filho.

Advertisement

5. Revise os testes anteriores com o seu filho

Os testes medem o crescimento e mostram tanto aos alunos como aos pais, o que já foi dominado e o que precisa ser melhorado. Se o seu filho tiver ido mal nos testes, então fazer uma revisão com ele, item por item, poderá ajudar na localização e resolução do problema.

6. Concentre-se no progresso em vez dar atenção somente às notas

Mesmo os bons alunos algumas vezes tiram notas ruins. Isso se deve ao fato de que as notas tentam atribuir um valor percentual para um conceito abstrato. Em vez disso, concentre-se no progresso do aluno. Se assim o fizer, isso ajudará você e seu filho a obter um melhor sentimento a respeito dos seus pontos fortes e fracos na vida escolar e o motivará a se concentrar em sua aprendizagem.

7. Apoie o professor do seu filho

Ser professor não é nada fácil e isso requer longas horas de preparação, pagamento mínimo e uma constante segunda suposição por parte dos pais sobre o que está acontecendo aos filhos. Isso poderá vir como uma surpresa, mas a forma como o filho se comporta em casa poderá não ser necessariamente consistente com a maneira como ele ou ela se comporta em sala de aula. É natural para um pai querer defender sua prole, mas você nunca deve tentar intimidar um professor para que ele dê um tratamento especial ao seu filho. Se tiver divergências com o professor, fale com ele em particular a respeito delas. Você não fará nenhum favor ao seu filho se ficar constantemente desculpando ou justificando seu mau comportamento. Se o seu filho acreditar que você não respeita o professor, ele também não o respeitará e haverá perda de rendimento na aprendizagem.

8. Incentive as amizades ao ensinar seu filho a ser gentil com todos

A escola é mais do que apenas um lugar para se obter conhecimento, as escolas também ensinam lições valiosas sobre como se comportar em um ambiente social. Faça disso uma prioridade para que o seu filho possa passar mais tempo com outras crianças de sua própria idade. Ensine seu filho a respeitar as crenças e sentimentos dos outros e a ser agradável. As amizades que se formam durante os anos da vida escolar podem se tornar as mais fortes e duradouras ao longo de suas vidas. Além disso, bons amigos podem ajudar a incentivar uma criança a melhorar suas atividades e notas escolares.

9. Certifique-se de que seu filho esteja alerta e bem descansado

Comece a colocar o seu filho na cama uma hora antes do esperado para que esteja dormindo. Deixe-o ajudar a escolher alimentos saudáveis para suas refeições e tenha certeza que tome banho diariamente. Pensar requer energia, uma boa alimentação e descanso são as chaves para se obter o máximo de rendimento em sala de aula.

Advertisement

10. Ajude-o a ter uma visão de futuro

O futuro do seu filho começa com você. Converse com ele sobre seus pontos fortes e desejos. Incentive-o a se preparar para a vida fazendo tudo o que puder agora.

Sydney Cline tem bacharelado em Desenvolvimento Infantil e Relações Familiares. Ela ensinou educação fundamental por quinze anos, e é mãe de sete filhos.

Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellanodo original 10 ways to help your student be successful in school and life, de Sydney Cline.

Toma un momento para compartir ...

Chloe Curtis

Chloe Curtis trabalha para a Editora Cedar Fort, Inc e posta vários artigos de diversos autores da mesma.