Métodos existentes de alfabetização do adulto

Entenda sobre os métodos existentes de alfabetização do adulto, diferenças, e avalie as vantagens e desvantagens de cada um.

Fernanda Ferraz

Todas as pessoas precisam ser alfabetizadas, isso ocorre com mais frequência na infância, quando as crianças começam a frequentar a escola, mas por alguns motivos, ainda hoje é comum encontrar adultos não alfabetizados e por consequência, com sérias dificuldades para ler ou escrever. Percebemos isso com mais facilidade quando nos perguntam o destino do ônibus que acabou de parar no ponto, ou o endereço que está escrito em um papel e como chegar até ele. E logo depois vem a explicação esclarecendo que o motivo, muitas vezes, é por não saber ler.

Isso é bem mais frequente do que imaginamos e por isso todos temos que fazer nossa parte, como cidadãos de bem. Cremos que o primeiro passo é a conscientização da população sobre esta carência e depois movermo-nos em uma ação voluntária para ajudar as pessoas que não sabem ler ou escrever.

Vamos falar sobre algumas técnicas de ensino e alfabetização para adultos, e algumas informações básicas sobre esse procedimento.

Método Paulo Freire

. É um método bem positivo e inovador, pois tem como proposta alfabetizar adultos no menor prazo possível. Foi desenvolvido pelo educador Paulo Freire em 1962, quando alfabetizou um grupo de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias sem o auxílio de cartilha, que é o sistema mais comum de alfabetização, pois Freire não apoiava esse tipo de ensino crendo que este método segue um sistema de repetição de palavras similares ou que concordam entre si. Exemplo: o boi baba, Eva viu a uva, a ave voa, o navio navega, o cachorro corre.

Etapas do método

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  • Etapa de Investigação. O professor, junto com os alunos, vai falar de temas e palavras do cotidiano, o “universo” dos alunos, o meio e a cultura em que vivem.

  • Etapa de Tematização. É o momento da tomada de consciência sobre esses temas, recursos, motivos, e consequências, é o momento de conhecer os significados destes temas e palavras.

  • Etapa de Problematização. É o momento em que o professor desafia os alunos a pensarem e responderem por si mesmos. Após o estudo das informações, eles montarão ideias e as defenderão ou não.

Método palavras geradoras

. São utilizadas conversas informais, o educador observa o vocabulário dos alunos e seleciona de 18 a 23 palavras geradoras e os direciona a montar essas palavras e temas com o auxílio de cartazes e imagens.

Método da silabação

. É onde serão estudadas as divisões silábicas, exemplo: Ta, Te, Ti, To, Tu.

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Método palavras novas

. Esse método forma novas palavras a partir das divisões silábicas: Ta-to, Te-to, Ti-to, Ta-co, Ti-co, To-co.

Método da conscientização

. São discutidos temas sociais com a intenção de conscientizar e passar as informações corretas sobre esses assuntos, exemplo: Tema: prevenção de acidentes domésticos; usa esse tema para informar como se prevenir e como agir em caso de ocorrer esse tipo de acidente.

Os métodos citados acima, todos têm o intuito de ensinar e alfabetizar. Com empenho e paciência dos educadores, é bem provável conseguir obter esse sucesso. Como participantes da sociedade, nós podemos ajudar também, ainda que não sejamos professores de carteirinha, podemos ajudar como voluntários em alguma escola ou mesmo ajudando a alguém que deseja ser alfabetizado, para isso precisa apenas do desejo, ação e através de simples atitudes podemos ajudar fazendo a diferença.

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Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.