Trilhando o caminho rumo à ascensão profissional

Aprenda 8 dicas de como usar as ferramentas corretas para beneficiar o trajeto ascendente profissional e alavancar um destaque ou promoção.

2,500 views   |   shares
  • Sempre que um novo colaborador é contratado, surgem novas expectativas na chefia ou liderança. São comuns perguntas como: "O que será de bom que este candidato irá trazer a organização? Será que vai se adaptar ao sistema corporativo da empresa? Será que fizemos a escolha do candidato ideal?". Da mesma forma o funcionário se pergunta: "Será que agradei? O que posso fazer para ajudar a empresa? Será que vou ser reconhecido? Vou crescer profissionalmente aqui?".

  • Todo trabalhador quer crescer profissionalmente, sentir-se reconhecido pelo que faz, sentir amor ao que faz, desenvolver e operar mudanças positivas para a empresa em que trabalha e sentir essas mudanças positivas em sua própria vida. Às vezes a ascensão tão esperada demora um pouco, mas é possível conquistá-la. Daremos algumas sugestões de como alcançar a tão sonhada ascensão profissional, vejamos:

  • 1. Estude

  • O estudo abre novos horizontes e fornece fontes de conhecimento que antes eram-lhe desconhecidas. Mesmo que tenha uma certa estabilidade financeira, não pare de estudar. Junte os recursos necessários para isso, uma poupança, ou faça cursos on-line caso não tenha muito tempo. Outra dica é buscar instituições que possibilitam bolsas educacionais ou cursos gratuitos por curto período. Esse aprendizado aumenta e diversifica seu conhecimento em várias áreas e é sempre muito útil para a organização.

  • 2. Exponha

  • Exponha, verbalize, converse com seus superiores sobre suas ideias, sobre planos de projetos que podem beneficiar a empresa de alguma forma. Pode ser que nem seja algo grandioso e explosivo, mas pequenas mudanças favoráveis, são sempre bem-vindas. Monte esse projeto com cálculos, gráficos, dados, tudo que possa facilitar o entendimento.

  • 3. Seja notado

  • Esteja sempre limpo e asseado, use roupas bem passadas. De vez em quando use uma camiseta social diferente (caso a empresa não exija fardamento), diversifique; se puder invista no guarda-roupa, num bom sapato, num perfume agradável, nada que seja chamativo, mas de maneira discreta, você pode mostrar seu diferencial.

  • 4. Leia e assista

  • Leia ou assista bons livros e programas que foquem nos assuntos de seu trabalho. Conheça melhor o mercado, os pontos estratégicos, o público-alvo.

  • 5. Mostre seus talentos

  • Saber pintar, cozinhar, gostar de escrever... Todos nós temos diversos dons que podem ser aperfeiçoados ou adquiridos. Avalie as necessidades que a empresa tem e una a isso o útil ao agradável. Por exemplo, você pode ver que a empresa precisa de manutenção constante nos ares-condicionados, pode utilizar isso como um ponto de impulso e fazer um curso para aprender a fazer manutenções em ares-condicionados e oferecer ajuda quando o técnico não puder aparecer. Faça da dificuldade uma oportunidade, com certeza seus chefes notarão seu empenho e diferencial.

  • Advertisement
  • 6. Seja diferente

  • Evite fofocas. Hoje em dia sempre estamos sendo observados seja por câmeras, pelo supervisor ou gerente, não dê cordas às fofocas, evite-as, não fale mal dos chefes ou colegas de trabalho. Se tiver algum problema, tente resolver com seus colegas de maneira pacífica, sem causar constrangimento ou aborrecimento, deixe sempre as informações claras, para evitar problemas.

  • 7. Respeite

  • Respeite as opiniões e escolhas alheias. Cada um é dono de si. Faça a sua parte, porém deixe nítido a sua posição quanto às questões discutidas. Não apoie desvios, mentiras, boicotes, ou qualquer ato desonesto, esse tipo de atitude não será bom, você pode e muito se prejudicar e trazer sérias consequências para sua vida e a de seus familiares.

  • 8. Tenha paciência, lute e acredite no seu potencial

  • Não importa como as outras pessoas conquistaram o sucesso ou a ascensão profissional, tenha paciência com a sua vez. E oportunidades, no momento certo elas irão aparecer. Decida também fazer avaliações de pesquisa do mercado de carreiras, se a empresa em que trabalha tem anos que nunca lhe reconheceu em nada, pesquise que empresas em sua cidade, estado ou país possibilitam um cargo melhor e mais efetivo de ascensão de carreira. Invista nisso, prepare seu currículo, peça para conversar com o responsável pela empresa e vá à luta!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.

Website: http://fernandaferrazmeuspassospelocaminho.blogspot.com.br

Trilhando o caminho rumo à ascensão profissional

Aprenda 8 dicas de como usar as ferramentas corretas para beneficiar o trajeto ascendente profissional e alavancar um destaque ou promoção.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr