Aprendendo a se comunicar melhor: 10 dicas para ser mais assertivo

Dicas básicas para conciliar a assertividade com a necessidade de manter bons relacionamentos.

16,408 views   |   26 shares
  • A definição de assertivo no dicionário Houaiss é: “que faz uma asserção; afirmativo. Em que o locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo. Que demonstra segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras”.

  • A partir dessa definição podemos refletir em como conquistar tão autêntico e importante posicionamento, levando em consideração a importância de mantermos bons relacionamentos.

    1. Procure expor sua opinião de forma clara e com convicção genuína; transmita segurança. É importante ser convincente, mas lembre-se, isso não significa impor a sua opinião como verdade universal.

    2. Cuide para manter o equilíbrio entre a submissão e a opressão. É preciso ter atitude, entretanto, o excesso pode soar de forma hostil, o que é totalmente impróprio. É preciso aprender a lidar com as pessoas agressivas sem ser submisso e com pessoas submissas sem ser agressivo.

    3. Compartilhe ideias e experiências com a intenção sincera de unir forças e agregar conhecimentos. Pessoas seguras de si mesmas estão sempre dispostas a colaborar, pois não temem ensinar o que aprenderam, ao contrário, sentem satisfação nisso.

    4. Busque dar atenção às pessoas, dedique tempo em ouvi-las e demonstre sempre respeito por suas opiniões. É fundamental ser agradável, olhar nos olhos, envolver-se. Considerar as ideias alheias fortalece as próprias.

    5. É importante expor opiniões baseados em fatos e bons argumentos; quando não os tenha é imprescindível ter a humildade de admitir. A consciência da necessidade de aprendizado deve ser relevante, afinal, ninguém pode ser conhecedor de tudo.

    6. Tenha a naturalidade de dizer “não” diante do inaceitável e, da mesma forma diga “sim” àquilo que merece ser aceito. Uma característica fundamental da pessoa assertiva é ser objetiva e prática, dizer o que precisa ser dito com naturalidade e espontaneidade. Aceitar e negar com fundamentação é sempre motivo de satisfação interior.

    7. Ao expor suas opiniões seja respeitoso, mas não se preocupe com a aprovação alheia. Formadores de opinião correm o risco de serem mal interpretados; não deixe que isso o detenha.

    8. Tenha uma visão justa das pessoas; confie nelas; mas busque analisar as situações por diversos ângulos. Crer na sinceridade e na potencialidade alheia promove boa vontade, o que não significa ser ingênuo.

    9. Seja claro e objetivo; desenvolva autoestima e autoconfiança. Trata-se de possuir opinião definida e se manifestar quanto a isso de forma educada e gentil, afinal, é preciso reconhecer o próprio valor e, da mesma forma, ter consciência da necessidade de aprender com os outros.

    10. Seja assertivo; nunca arrogante. Aceite-se como uma criatura falível em processo evolutivo; comportamento prepotente é totalmente contrário ao que se pretende. É importante saber dosar o humor e a ponderação em conformidade com cada situação. Ter um sorriso sempre expresso nos lábios e com simpatia ser autêntico e verdadeiro.

  • Advertisement
  • A afirmação de Che Guevara: "É preciso endurecer, mas sem jamais perder a ternura”elucida, no meu entendimento, o posicionamento pelo qual a firmeza de opinião não justifica de forma alguma a intolerância e a violência.

  • Leia também: 5 dicas para manter o vigor do casamento

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Aprendendo a se comunicar melhor: 10 dicas para ser mais assertivo

Dicas básicas para conciliar a assertividade com a necessidade de manter bons relacionamentos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr