Como ajudar a criança que faz xixi na cama quando dormir fora de casa (enurese noturna)

Como ajudar a criança que faz xixi na cama quando dormir fora de casa

Carla Pinheiro Alves

Quando nossos filhos estão crescidos, cheios de amigos, inventam mil coisas: é videogame na casa do coleguinha ou na sua casa, é festa de pijama, noite do cinema, ou simplesmente para jogar futebol, jogos de mesa, etc.

Seja o que for fazerem, diante de um convite é possível que seu filho trave, não aceite e fique triste, por medo de fazer xixi na cama na casa do coleguinha. Não deixe seu filho passar por essa situação constrangedora, e nem o deixe perder os passeios; verifique a idade de seu filho e leve-o ao médico, pois ele pode estar doente.

Seu filho pode estar com a enurese noturna, que é“a falta de controle da micção em idade que em que isto já deveria ter ocorrido. Considera-se que a menina controla seu esfíncter vesical aos cinco anos e o menino aos seis anos. A partir destas idades a perda involuntária de urina é anormal”.

O ideal é levá-lo ao pediatra para a avaliação mais completa do caso, mas iremos dar algumas dicas para que ele aceite o convite e você possa ficar tranquila com a sua participação nas atividades dos amigos.

  • Para seu filho ir dormir na casa de algum coleguinha sem problemas, esta família com certeza tem algum tipo de vínculo de confiança e intimidade, então não terá problema você pedir uma forcinha para a mãe do coleguinha do seu filho, principalmente esclarecendo-a sobre o probleminha.

    Advertisement
  • Sabemos que em festinhas, comemorações, há muita quantidade de refrigerantes, sucos, água. Peça a seu filho que evite um grande consumo de líquidos quando estiver próximo da hora de ir para a cama, peça a mãe do amiguinho para observar e controlar também.

  • Peça a ele que vá ao banheiro antes de dormir e também peça a mãe do coleguinha para lembrá-lo, vale fazer uma ligação para saber como as coisas estão, pedir para falar com ele e lembrá-lo.

  • Ao dormir é a hora mais complicada, mas isso pode ser tirado de letra. Se você usar o despertador, você pode dar um celular já programando o horário, combinar com seu filho de que ele deve levantar e ir ao banheiro, e pedir para a mãe do coleguinha ajudar nesta tarefa, colocando o celular perto da cama, ou ajudando-o a despertar; afinal se a presença de seu filho é tão importante e se eles o querem bem, não terá problema nenhum fazer isso.

Essas são algumas dicas simples, porém extremamente eficazes, para que o passeio do seu filho dê certo e ele usufrua da companhia dos amigos.

Essas informações também são válidas no auxílio a deixar de fazer xixi totalmente na cama se realizadas com regularidade.

Advertisement

Essas dicas importantes com as instruções do médico farão com que seu filho se divirta com seus coleguinhas sem ficar constrangido na hora de ir para cama dormir.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.