Como ajudar seu cônjuge a se acalmar

Um lar cheio de paz será um refúgio seguro em meio ao stress do dia a dia.

Jacira Silva dos Santos Araujo

Ao nos depararmos com a rotina do dia a dia, acabamos nos deixando ser consumidos pelas obrigações que nos compete, as quais pode nos levar ao nervosismo e ao stress.

Na maioria das vezes, a válvula de escape para aliviar a tensão é o nosso cônjuge. Quando nos casamos, precisamos muitas vezes saber lidar com as diversas situações que surgem no casamento. Uma delas é como lidar com o stress e tentar acalmar o cônjuge em meio a esses problemas.

“A vida é cheia de dificuldades, algumas pequenas e outras mais sérias. Parece haver um estoque inesgotável de desafios para todos. O problema é que geralmente esperamos soluções instantâneas para esses desafios, esquecendo frequentemente que a virtude (…) da paciência é necessária.” (Thomas S. Monson).

O cônjuge deve ser um apoio em todos os momentos. Às vezes o stress de um acaba sendo descontado no outro, mas a tolerância deve ser praticada. Aliás, o casamento deve ser a escola exata para aprendermos a ser tolerantes, praticarmos a caridade e boas obras. Enfim, praticarmos os atributos que nos moldarão para sermos melhores pessoas.

“(…) não é tão fácil viver a dois, se há flores na estrada, há espinhos também.” (Cassiane e Jairinho).

Advertisement

O que determina como agir nesses momentos é o desejo e as nossas ações para ajudar o cônjuge.

“Os desejos determinam nossas prioridades, as prioridades moldam nossas decisões, e as decisões determinam nossas ações. Os desejos que são colocados em prática determinam como mudamos o que realizamos e em que nos tornamos.” (Dallin H. Oaks).

Segue abaixo dicas para ajudar a acalmar o cônjuge:

Dependendo da situação o melhor é ouvir

Saber ouvir é um atributo que o ajudará a encontrar o melhor meio de como ajudar seu cônjuge. Às vezes atropelamos esse atributo, falamos tanto e tentamos dar muitos conselhos, e só nos atrapalhamos. O cônjuge que está nervoso(a) pode considerar a sua atitude de querer dar conselhos uma crítica. Podendo assim, aumentar o probema ao invés de solucioná-lo, como imaginava. “Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência… Sempre.” (Hermann Hesse).

Tentar agradar

Depois que seu cônjuge desabafou espontaneamente, tente agradá-lo(a): contar algo engraçado para ele(a) rir, ou fazer algo que ele(a) goste. Fazê-lo(a) se distrair um pouco pode ser um ponto interessante.

Advertisement

Massagem relaxante

Com certeza seu cônjuge ficará muito feliz se você se disponibilizar a fazer uma massagem. Por mais que você não saiba, a internet está cheia de dicas básicas de como fazer uma boa massagem. Além disso, seu cônjuge será eternamente grato(a) por seu esforço em aprender, e certamente, ele(a) retribuirá com uma surpresa para você quando precisar.

Almoço ou jantar especial

Prepare um almoço ou jantar especial para ele(a). Deixe que apenas conversas agradáveis possam acontecer. Caso o cônjuge queira conversar sobre o assunto, deixe-o falar. Têm pessoas que só aliviam o stress depois de desabafar tudo aquilo que os incomoda. É claro que você poderá dar sua opinião mas deixe que ele(a) lhe pergunte primeiro. Após isso, dê sua resposta, porém, seja muito sincero(a). Lembre-se: a sinceridade não se utiliza de palavras rudes, mas de palavras que possam acalmar um coração cheio de preocupações.

Prática de exercícios

Convide-o(a) para dar uma volta fazendo caminhada, ou andar de bicicleta, ou fazer alguma atividade de que mais gosta. A prática de exercícios ajuda a liberar algumas substâncias vindas do próprio corpo, chamadas de Serotonina e Endorfina, responsáveis pelo bom humor e relaxamento. Essa é uma forma natural e saudável de ajudar o seu cônjuge a relaxar de alguma forma. O mais importante, neste caso, é que tudo seja feito de acordo com a sua vontade.

Por mais árdua que seja a tarefa, precisamos estar preparados para enfrentar todos os desafios de um casamento.

No casamento, junto com a felicidade também vêm muitas preocupações. Mas isso acontece em todas as áreas de nossa vida. Não é fácil lidar com as dificuldades de um lar, mas também não é fácil vencer os desafios de uma profissão, dos estudos, das adversidades de seus familiares, etc. O importante é procurar o equilíbrio em todas as coisas. O segredo do sucesso familiar não é ter um super-homem ou uma supermulher do seu lado, mas sim fazer dos seus dias e do seu lar um superuniverso para se viver.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.