Como se recuperar após o parto
Após as transformações da gravidez veja os passos a tomar para evitar problemas e ter uma boa recuperação.
Fernanda Ferraz
Toda mamãe, depois do parto, seja ele normal ou cesáreo, vai precisar de tempo e um estilo de vida adequado para conseguir se recuperar e ter uma boa saúde. Existem algumas maneiras de se conquistar isto, logo assim que o bebê nasce, como também, durante o desenvolvimento da criança.
Segundo os obstetras, para mulher estar bem recuperada, é necessário, em média, até um ano após o parto. Se ela pensar em ter outro filho, este é o tempo ideal para que o útero e o corpo estejam bem saudáveis e não ofereçam riscos, nem para mãe, nem para o bebê.
Iremos dar algumas sugestões, que vão ser importantes para a doce mamãe recuperar-se bem.
Sem estresse
. Como já muito se fala, inclusive pelo nosso site, o estresse é um mal de nossos dias e, infelizmente, está dentro dos lares, quase que diariamente. O estresse pode desencadear muitos problemas de saúde, desde problemas psicológicos, como algumas doenças com sintomas físicos. Por baixar a imunidade do organismo, o corpo fica mais suscetível a contrair viroses ou doenças. As mamães devem se cuidar e evitar se estressar. Na verdade, não existe uma fórmula mágica, mas existem recomendações saudáveis e nutritivas para a vida que, verdadeiramente, podem ajudar, e muito! Veja sugestões de alimentos que ajudam a combater o nervosismo neste artigo.
Na chegada do bebê
. Antes do bebê chegar, deixe tudo organizado para não se atrapalhar na hora de fazer alguma tarefa, inclusive cuidar do bebê recém-nascido. Nem sempre se tem a companhia de uma amiga, irmã, mãe ou sogra para ajudar, então, o melhor é se preparar com antecedência, para evitar transtornos.
Descansar bem, levantar pouco
. Depois que o bebê nasce, a placenta se separa do útero. O que acontece é que essa região que se separou ficará sensível, como se tivesse uma ferida. Mas não precisa ficar com medo, é completamente normal e o próprio organismo trabalhará a seu favor para a recuperação.
Seu útero irá se contrair, fazendo o processo chamado Involução, que faz com que o útero se retraia e diminua, voltando para a cavidade por trás do osso púbico. Esse processo lhe dará uma sensação como se o útero fosse uma bola.
Nos primeiros dias e semanas, por sofrer grande impacto por causa do parto, seu corpo vai sentir dores e incômodos. Afinal, seu organismo fez um grande esforço durante os nove meses e com o trabalho de parto, independente de como seja, sempre causa desgaste físico e emocional. Então, mantenha-se tranquila e descanse bem, se puder contratar uma pessoa para lhe ajudar nos afazeres domésticos, melhor, porque você irá ter mais tempo para se dedicar somente ao bebê.
Massagens
. É provável que você sinta dores nas pernas. Para aliviar e melhorar a circulação, o indicado é massagear pés e pernas. Peça ajuda do esposo, e se não ajudar, procure seu médico para receitar algum analgésico recomendado.
Higiene pessoal
. Esse é outro ponto importante: a mulher deve sempre manter a região íntima limpa, para evitar contrair infecções. Quando for ao banheiro, deve sempre se limpar da frente para trás, para que a região anal não leve bactérias para a vagina, ou para região da episiotomia (região da incisão entre as partes íntimas). Os médicos recomendam o asseio íntimo com água morna. Já em caso da cesárea, o local da cirurgia deve estar sempre limpo também.
Alimentação
. Lembre-se: tudo que você comer vai para o leite. Evite comer alimentos gordurosos, comidas com leite de coco, refrigerantes ou alimentos com muito carboidratos. Assim, seu filho não terá problemas com gases ou diarreia, o que pode ser um perigo, pois o corpo do bebê é muito indefeso e se desidrata rápido.
Namoro
. Recomenda-se que o casal não tenha relação sexual até que a região da episiotomia esteja bem cicatrizada e os lóquios serem interrompidos. Segundo a Wikipédia, “Lóquios são o corrimento sanguinolento libertado pelo útero após o parto. Inicialmente são vermelhos e, por vezes, são tão ou mais abundantes que a menstruação. Com o passar do tempo tornam-se acastanhados e em quantidade reduzida. Ao fim de 10 a 14 dias tornam-se brancos ou amarelados e desaparecerem. Se nesta altura verificar uma súbita e abundante perda de sangue, coágulos e um odor desagradável nos lóquios, assistência médica adequada deverá ser procurada”. Nesse momento, o diálogo e o carinho devem imperar entre o casal, e como um bom esposo, ele deve ser compreensivo.
Durma quando o bebê dormir
. No início, você acordará bastante, então, quando o filhote dormir, aproveite para descansar também.
Procure o médico
. Caso surja sinal de infecção na região da cesárea ou na região íntima, procure ajuda médica.
Tristeza pós-parto
. A grande maioria das mães, após cerca de 10 dias, sentem uma tristeza intensa, conhecida como tristeza pós-parto, que tem como característica uma instabilidade emocional. A mulher pode sentir irritabilidade, outras vezes euforia, medo, mas depois de alguns dias, os sintomas tendem a desaparecer. Caso eles continuem, pode ser depressão. Neste caso, o indicado é procurar, o quanto antes, ajuda de um especialista da área.
Mantenha-se sempre positiva
. Não se deixe abater por nada, se algo ocorrer sem ser planejado, confie no Senhor! Não se desespere ou entre no estado conhecido como depressão pós-parto. Fique bem, mantenha sua saúde mental, espiritual, emocional e não perca a fé, nunca!
Uma ótima recuperação para você mamãe!