Como ajudar seus filhos quando eles têm medo do escuro

Veja como podemos ajudar nossos filhos a se acostumarem com o escuro na hora de dormir.

461 views   |   shares
  • Todos nós já passamos por isso, mas revivemos isso com nossos filhos. Veja como podemos ajudá-los neste momento que deveria ser tranquilo, porém se torna muitas vezes aterrorizante para nossos baixinhos, a hora de dormir. Onde sons, imagens ou até mesmo objetos do dia a dia deles à noite se tornam fantamas e monstros. E, infelizmente, mesmo que tenhamos passado por essas experiências, na maioria das vezes somos incapazes de aliviar essa angústia das crianças e simplesmente ignoramos ou dizemos que não existe esse lobo mau ou o bicho-papão e que o papai e a mamãe estão no quarto ao lado. Elas querem nosso carinho, a segurança de nossos braços e ouvir nossas palavras de forma afetiva, dessa forma que seus medos irão passar e não seremos negligentes.

  • O medo geralmente começa a se manifestar em crianças a partir dos 2 anos de idade, onde ainda não sabem distinguir a fantasia da realidade; e conforme vão crescendo, os medos vão mudando, aparece o medo ir escola, de assalto, de sequestro, etc. Segue algumas dicas que podemos praticar nesse momento tão delicado ao qual nossos filhos estão passando:

    • Dar espaço para as crianças expressarem seus sentimentos.

    • Ajude a identificá-lo, examiná-lo e a enfrentá-lo.

    • Transmita afeto, proteção, tranquilidade e confiança.

    • Leia literaturas que abordem seus medos.

  • A paciência é uma grande aliada e talvez a mais difícil de ser aplicada, vou lhe contar uma experiência, tenho uma filha de cinco anos e ela sempre dormiu bem porem ha mais ou menos duas semanas começou a ter medo, onde só o fato de ir para cama já a faz chorar e querer que umas das irmãs ou uns dos pais deitem com ela para que possa dormir, devido a correria do dia a dia, nós pais queremos descansar e quando o filho começa a chamar ou a chorar tentamos consola-los porém na primeira negação do filho em voltar a dormir pronto já se foi a paciência e começamos a nos tornar esse bicho-papão, é um desafio para ambos elas que nos querem ao lado e nós por outro lado precisamos descansar e temos essa obrigação como educadores e pais, estamos neste processo ainda já com alguns fruto.

  • Lembre-se que toda ajuda é valida, deixe um abajur meia luz, a porta entre aberta, ofereça o brinquedo de que mais gosta para que possa dormir junto, e ouça sempre seus filhos. Estimule seus filhos, enfrente o medo junto com eles e cada vitoria premie-os mesmo que simbolicamente, elogie sua valentia.

  • Advertisement
  • Se caso seus esforços em ajuda-los não estiver resolvendo, procure ajuda médica ou especializada, não deixe esses medos que seriam passageiros ser tornarem duradouros ou que as crianças mudem suas rotinas por causa de seus temores, isso leva a fobias e a uma baixa estima.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Weslei Zanaldo gosta de ler e estudar os mais variados assuntos, ama sua família e sua profissão, além de ser um marido dedicado à esposa e filhas. Trabalha como coordenador de Enfermagem Colégio Notre Dame.

 

Como ajudar seus filhos quando eles têm medo do escuro

Veja como podemos ajudar nossos filhos a se acostumarem com o escuro na hora de dormir.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr