Como construir uma relação onde Cristo está presente

Cristo pode transformar um casamento, basta deixá-lo entrar em suas vidas.

Jacira Silva dos Santos Araujo

Na matemática, para alcançarmos o resultado de uma simples conta, precisamos utilizar a fórmula certa. As operações básicas são a soma, subtração, divisão e a multiplicação. São através delas que chegamos às formulas mais complexas. A mesma coisa acontece em uma relação, seja no namoro ou no casamento.

No namoro, o amor cada vez mais se multiplica, o desejo de estar ao lado do outro divide-se, subtraímos os defeitos porque não parecem existir. Mas quando nos casamos, a rotina pode multiplicar as reclamações, diminuir os elogios e o romantismo, e quando vêm os filhos, o amor parece dividir. Porém, em uma relação onde Cristo está presente, a fórmula matemática precisa ser diferente.

O casal precisa ser um e o que vier depois do casamento deve ser somado

Imagine um triângulo, na matemática cada canto de um triângulo equilátero tem o mesmo valor. Coloque em cada ângulo do triângulo você e o seu cônjuge e reserve a outra ponta para colocar Cristo como sendo o elo do casal.

Cristo é capaz de multiplicar o puro amor, somar as conquistas, subtrair o orgulho do casal e dividir as bênçãos. Essa é “a formula do amor”. (Leo Jaime)

Cristo estará presente na relação se o casal abrir a porta de seus corações

Do coração vêm os mais profundos desejos e aspirações de conquistar e construir coisas novas para nossas vidas. E se quisermos que Cristo faça parte dos nossos planos, precisamos deixar que ele modifique nossas atitudes e ações. Jesus era bondoso, caridoso e tinha o desejo de ajudar a todos, e uma relação em que Cristo está presente precisa deixar que esses princípios façam parte dela.

Advertisement

“O mundo tenta moldar o comportamento humano, mas Cristo pode mudar a natureza humana. O Senhor opera de dentro para fora. O mundo opera de fora para dentro. O mundo quer tirar as pessoas da miséria e das favelas. Cristo tira a miséria das pessoas, e então elas próprias se livram das favelas. O mundo procura moldar os homens, modificando seu meio ambiente. Cristo modifica os homens, que então transformam seu ambiente. O mundo procura modelar o comportamento humano; Cristo, porém, consegue mudar a natureza humana.” (Ezra Taft Benson)

Seguem abaixo algumas dicas de como Cristo pode estar presente em sua relação:

  • Orem juntos: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13)

  • Digam quanto é importante um para o outro: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)

  • Sejam pacientes: “O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.” (Provérbios 14:29)

    Advertisement
  • Sejam caridosos: “E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.” (II Pedro 1:7)

  • Ajam com compaixão e sabedoria: “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.” (Provérbios 4:7)

Lembre-se, a subtração dos defeitos, as divisões (separações) dos erros e a soma das bênçãos têm como resultado a multiplicação do amor.

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.