Cuidados especiais para bebês prematuros

Veja os cuidados especiais que devemos ter quando um bebê nasce prematuro, e todas as informações necessárias para seu bom desenvolvimento.

1,127 views   |   1 shares
  • Todo bebê que nasce antes das 37 semanas de vida dentro do ventre de sua mãe é considerado prematuro. O bebê prematuro é bem pequeno e tem seu organismo muito incompleto: rins, coração, intestino, sistema imunológico, pulmões. Na maioria das vezes, alguns de seus órgãos, ou vários, não estão desenvolvidos totalmente. Nestes casos, a criança necessita ficar na incubadora recebendo todo atendimento especial. Com a ajuda de aparelhos o bebê respira e é alimentado, para que assim se evite complicações e obtenha-se sucesso em seu desenvolvimento. A UTI neonatal, com o auxílio de médicos, dá suporte à família e ao bebezinho.

  • Uma gravidez se completa com 40 semanas. Existem dois tipos de bebês prematuros: o pouco prematuro - cerca de 36 semanas; e o extremo prematuro -cerca de 22 semanas. Muitos bebês podem nascer prematuros por diversos motivos, entre estes os mais comuns são:

    • Problemas de má formação; doenças na mãe; diabetes; ruptura precoce das membranas amnióticas; pressão alta; infecções urinárias; outros tipos de infecções; má-formação de placenta; má nutrição; gravidez na adolescência (esse caso aponta o maior número de partos prematuros, pois o corpo da adolescente não está totalmente formado e preparado para a gestação); gravidez de gêmeos (por sobrecarregar o corpo) e gestação em idade avançada.
  • Vamos abordar agora como cuidar desses pequenos indefesos nesta fase tão delicada:

  • Dar muito carinho e amor

  • . Carinho, cheirinho, o contato entre mamãe, papai e o bebê será muito importante. A alimentação com o leite materno também ajudará a fortalecer seu sistema imunológico, pois é bem provável que o dele seja mais deficiente que dos bebezinhos nascidos no tempo certo. O médico indicará as necessidades prioritárias em momentos assim.

  • Não chore, converse com ele

  • . Se o bebezinho permanecer com alguma sequela e precisar de algum atendimento mais especial ou complicado, que talvez requeira mais atenção e cuidados dos pais, não precisa se desesperar. Preste atenção nas recomendações dos médicos, não chore com o bebê ou na frente dele. Mesmo sendo pequenos, eles sentem tudo o que os pais vivenciam. É como uma fonte de energia passada de pais para filhos. Então, aproveite para conversar com ele, dizendo que tudo vai ficar bem, que ele vai se recuperar logo e que a mamãe e o papai o amam muito. Passe uma energia positiva, demonstrando fé e tendo paciência.

  • Acompanhamento com pediatra

  • . Não são todos os casos, mas como o bebezinho passou por muitas dificuldades de formação, talvez fique com alguma sequela. Nesta situação, os cuidados devem ser redobrados. O ideal é ter um acompanhamento com um pediatra, ou com algum médico que, numa emergência, você tenha liberdade de ligar pedindo auxílio ou socorro. Provavelmente, as idas ao pediatra serão mais frequentes, para a própria segurança e qualidade de vida do neném.

  • Advertisement
  • Permanecer em casa

  • . Nos três primeiros meses, que são os mais delicados, é de preferência que o bebê fique em casa. Evite sair com ele, principalmente se a criança ainda estiver se recuperando; evite, também, ficar em lugares com muitas pessoas, diminuindo o risco da criança contrair alguma infecção.

  • Visitas

  • . Sabemos que quando uma criança nasce, é comum todo mundo querer pegar, segurar, beijar, mas por ser prematuro, os cuidados devem ser intensificados. Pessoas resfriadas, gripadas, ou que fumam não devem aproximar-se do pequeno. Como seu sistema imunológico é muito indefeso, pode contrair, com facilidade, doenças e infecções que podem ser fatais. O mais importante é conversar com a família e pedir paciência e a colaboração deles para a saúde do bebê.

  • Existe algum meio de se evitar o parto prematuro?

  • Sim, através de um bom acompanhamento com o obstetra, com uma endocrinologista ou nutricionista e exames periódicos.

  • O que é o limite de viabilidade?

  • É quando o bebê entre 24-25 semanas, apesar de prematuro, tem uma formação no organismo que o dá boas chances dele sobreviver. Seus pulmões e funções metabólicas têm maturidade razoável, e através dos cuidados médicos, mesmo fora do útero da mãe, seus órgãos conseguem amadurecer e se desenvolver.

  • Com fé, amor e uma esperança vívida, é possível ter a certeza de que a sementinha frágil, um dia, irá crescer, florescer e frutificar!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.

Website: http://fernandaferrazmeuspassospelocaminho.blogspot.com.br

Cuidados especiais para bebês prematuros

Veja os cuidados especiais que devemos ter quando um bebê nasce prematuro, e todas as informações necessárias para seu bom desenvolvimento.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr