Dicas de atitudes para manter seu coração protegido

Conheça algumas informações de como manter seu coração mais saudável através de atitudes, prevenindo-se contra doenças e contra o perigoso ataque cardíaco.

Fernanda Ferraz

Nosso coração está constantemente suscetível a ter algumas doenças, as quais podem ser causadas pela genética, pelo estresse, ou pela má alimentação, pobre em minerais e proteínas.

Muito se fala sobre os alimentos, comer bem, em poucas quantidades, de três em três horas, fazer exercícios, entre outros. Para manter o coração seguro e protegido o máximo possível, vou dar algumas dicas de como manter seu coração mais saudável. Vejamos:

Estressar-se menos

. Esse realmente tem que estar no topo da lista, pois como muito já se tem falado, o estresse é um grande vilão, prejudicial para o corpo e a mente. Lembre-se, pode até não ser tarefa fácil, mas para se precaver, quando o estresse surgir, diga para si mesmo: “Não me permitirei perder a paz de espírito, para meu próprio bem!”

Primeiro a família

. Antes de qualquer coisa, ponha sua família em primeiro lugar, necessidades e tempo. Organize-se e lembre-se que os momentos mais doces e felizes estão no tempo em família.

Trabalhar com equilíbrio

. Trabalhar é essencial para o equilíbrio, para o aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Mas, ultrapassar os limites nunca é bom, nem viável, excesso de trabalho pode trazer doenças e o afastamento familiar.

Advertisement

Descansar

. Não trabalhe aos sábados o dia todo, muito menos trabalhe aos domingos. De jeito nenhum! Use este dia para descansar, para visitar os amigos, ir à igreja, fazer um projeto voluntário, estar com os filhos e passar mais tempo ao lado dos que ama e quer bem. O corpo precisa de um tempo para descansar, senão não aguenta. Existem seis dias para você dedicar-se ao trabalho, se comparado, um dia de descanso ainda é pouco. Então, aproveite esses momentos.

Saber delegar

. Não fique achando que só você sabe e consegue executar as tarefas, delegue! Não sobrecarregue o seu organismo e o coração. Divida tarefas e faça um atividade de cada vez. Pare de se cobrar tanto e confie mais nas pessoas que trabalham ao seu lado, converse o quanto for necessário, mas dê a si mesmo um tempo para relaxar a mente e sentir menos pressão das responsabilidades.

Brinque e faça esportes

. Brinque com seus filhos e cônjuge, jogue bola, corra, se possível, faça caminhada três vezes na semana. O sedentarismo é um dos grandes fatores das doenças que causam ataque cardíaco.

Aproveite

. Aproveite as horas das refeições para sentar, mastigar e não engolir a comida como se fosse uma obrigação. Esse tempo é para você aproveitar e nutrir as células e o corpo. Saboreie os alimentos, não dê desculpas e fique sem se alimentar durante horas, ou se entupa de cafeína, só para ficar alerta, isso não fará bem.

Tire férias

. Todo trabalhador tem direito a férias, use-as com sabedoria, não leve trabalho para casa, não fique ligando para tomar informações, ou use o computador para resolver pendências do trabalho. Isso não são férias, é trabalho em casa, só mudou de local!

Advertisement

Dor

. Não se automedique, nem tome remédios diferentes para cada dor que sente. Dor de cabeça, dor de estômago, cansaço, isso tudo pode ser sintoma de fadiga e estresse. O melhor é procurar o médico e ver quais são suas indicações.

Sinais de um ataque cardíaco

.

Dor no braço esquerdo.

Dor intensa no queixo.

Suor abundante.

Advertisement

Náusea.

Dor no peito.

Formigamento na face ou no braço.

Os cardiologistas recomendam:

Caso esteja sentindo um ataque cardíaco, NÃO DEITE-SE, DE JEITO NENHUM, dissolva duas aspirinas com um pouco de água e engula-a. Ligue para Emergência (190, 192 ou 193) informe ”ataque cardíaco” e fale que tomou duas Aspirinas.

Advertisement

Fique sentado numa cadeira e force uma tosse, sim, é forçar a tosse mesmo, pois fará com que o coração pegue força e seja estimulado a não parar; tussa de dois em dois segundos, até chegar ajuda médica.

Essas dicas podem salvar sua vida!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.