Como se concentrar na lição de casa

É bom ensinar os filhos a ter disciplina e responsabilidade na medida certa.

Weslei Zanaldo

A maioria das crianças não vê a hora de voltar para a casa depois de um dia de aula para voltarem às atividades que mais gostam como: os videogames, bicicletas, bate-papos, seja por telefone ou redes sociais, e algumas até esquecem de se alimentar precisando ser lembradas pelos pais.

E como frear esse gás todo das crianças para que elas parem e façam as atividades extracurriculares ou a lição de casa? Tarefa essa que muitas vezes se torna difícil de ser cumprida.

Bom, vamos ver algumas dicas de como fazer elas se concentrarem:

Local

Ter um local apropriado para os afazeres escolares é fundamental para que isso ocorra com fluidez e que não haja muitas interrupções.

Organização

Oriente-a a começar uma atividade por vez e não várias ao mesmo tempo, porque se for assim, ao final não terá concluído nenhuma.

Advertisement

Silêncio

É muito importante que neste momento a criança esteja totalmente só sem outras crianças por perto (se tiver outras que irão fazer deveres de casa, tudo bem) e imprescindível que não tenha TVs ligadas, videogames ou qualquer coisa que lhes tire a concentração; se acaso a atividade exige impressões de artigos ou figuras, que seja usado somente para isso neste momento, senão a concentração ficará comprometida.

Ajuda

Incentive-a a fazer seus próprios deveres, e nada do papai ou a mamãe fazer para elas, senão estará impedindo o progresso delas e privando-as de adquirir responsabilidades.

Disponibilidade

Diga aos amiguinhos que as procurarem que neste momento não poderão brincar, que elas estão ocupadas com atividades extracurriculares.

Término

Quando terminarem as lições de casa, verifique se está tudo feito e correto; se não souber as respostas, tudo bem, o importante é que tenham feito, assim estarão liberadas e podem, enfim, voltar a se divertir.

Este é o melhor caminho para que elas saibam que tudo na vida tem seu tempo e hora, ter disciplina e responsabilidade na medida certa as tornarão pessoas mais capazes de lidar com as pressões que o mundo impõe. Esse compromisso é nosso como pais.

Advertisement

Para os pais:

As lições de casa são muito importantes no aprendizado das crianças, isso não resta dúvida; mas a participação dos pais às reuniões escolares também é imprescindível já que é através da conversa com os professores que vamos saber o rendimento delas dentro de sala de aula e aí sim saber no que devemos focar quando estão em casa fazendo suas lições.

Toma un momento para compartir ...

Weslei Zanaldo

Weslei Zanaldo gosta de ler e estudar os mais variados assuntos, ama sua família e sua profissão, além de ser um marido dedicado à esposa e filhas. Trabalha como coordenador de Enfermagem Colégio Notre Dame.