Dicas para escolher uma profissão

O que vou ser quando crescer? Essa dúvida já pairou pela cabeça de muita gente. Conheça algumas dicas que poderão ajudar na hora de definir sua profissão.

Renata Finholdt

O que vou ser quando crescer?

Essa é a questão que temos em mente desde que somos crianças e com frequência ainda em nossa juventude não temos a resposta para ela. Se torna ainda mais perturbador quando não sabemos como buscar a resposta.

O medo de fazer a escolha errada e desistir de um curso universitário no meio do caminho por exemplo, é grande e acontece com muitas pessoas. No entanto, para escolher com um nível maior de segurança, segue algumas dicas:

1) Conhecer-se, pensar em seus talentos e no que gosta de fazer

Pare um tempo para pensar sobre isso, leia seus antigos diários, medite.

2) Buscar saber o que seus amigos e familiares veem de talentos em você,

isso pode fazer com que descubra áreas que ainda não havia pensado nem imaginado.

Advertisement

3) Conhecer algumas profissões do mercado,

lendo sobre elas em sites, revistas, jornais – muitas profissões são muito mais do que parecem e conhecer alguns detalhes sobre elas pode fazer com que descubra algo motivador.

4) Conversar com profissionais que atuam nas áreas que você tem maior interesse

Anote algumas perguntas que gostaria de fazer a eles e, se possível, anote essas respostas para que possa lembrar mais tarde. Procure conversar com mais de um profissional da mesma área, eles podem mostrar ideias diferentes.

5) Conhecer empresas que atuam naquelas áreas e, se possível, visitá-las

Através dos sites é possível conhecer a atuação das empresas no mercado, porém, se conseguir visitá-las pessoalmente poderá ter uma nova visão sobre a profissão.

6) Informar-se sobre a profissão também no mercado exterior

Pesquise sobre as universidades de outros países que ministram cursos nas áreas de interesse, analise como é a atuação de um profissional destas áreas em países diferentes do seu.

7) Informe-se sobre o salário

É importante conhecer tanto em sua região como em outros estados de seu país, pois há diferença de oferta e demanda em cada local.

Advertisement

Seguir a profissão do pai ou da mãe muitas vezes não é o caminho certo, talvez seja apenas o caminho mais fácil, porque anos antes eles já fizeram essa escolha. Porém, se sentir que seus talentos e vocação também seguem essa herança não tenha receio em segui-la. Se decidir por isso, ainda assim, converse com outros profissionais da mesma área para que tenha maior convicção em sua escolha.

Se ainda assim, não tiver definido sua profissão, dê mais tempo a si mesmo, continue pesquisando e conversando com outros profissionais, faça isso quantas vezes achar necessário até que sinta-se mais seguro em iniciar um curso ou estágio na área escolhida.

Boa sorte!!!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.