5 sugestões úteis para aprender a lidar com a fadiga

A fadiga persistente pode ser causada por uma síndrome, chamada Síndrome da Fadiga Crônica. Veja o que fazer.

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  • Segundo o dicionário Michaelis, fadiga tem a seguinte definição: “cansaço resultante de trabalho intenso ou contínuo”.

  • Baseado nessa definição, podemos dizer que fadiga tem como sinônimo o cansaço ou o esgotamento.

  • Ela pode ser definida tanto pela incapacidade muscular quanto pela sensação de falta de energia para desenvolver alguma atividade. Dependendo do grau de fadiga, a pessoa pode passar por momentos de microsono, onde ela perde a concentração e “apaga” por alguns segundos ou minutos, é o famoso termo “dormir de olhos abertos”.

  • A fadiga persistente pode ser causada por uma síndrome, chamada Síndrome da Fadiga Crônica, o que acontece em somente 3% das pessoas que se preocupam ao se encontrarem no estado de esgotamento. Os sintomas da SFC são os seguintes:

    • Fadiga profunda, que se torna incapacitante para mais da metade dos doentes, sendo esse o sintoma predominante da SFC.

    • Dor de cabeça.

    • Dificuldade de concentração.

    • Lapsos de memória.

    • Perda da memória recente.

    • Dores (tanto musculares quanto articulares) não acompanhadas de inchaço.

    • Sono não reparador.

    • Febre baixa.

    • Dor de garganta.

    • Problemas intestinais.

    • Depressão.

    • Dificuldade para engolir.

  • As mulheres são as mais afetadas e, geralmente, a síndrome aparece após os 40 anos.

  • Então, veja a seguir 5 dicas para lidar com a fadiga e impedir que ela se desenvolva.

  • 1. Não pare

  • É importante continuar fazendo suas tarefas e descansar somente depois, mesmo que na realidade nem queira começá-las. Para conseguir fazê-las com mais ânimo, tente colocar músicas, TV ou alguma outra coisa que lhe agrade, mas não deixe de fazer.

  • 2. Faça exercícios

  • Passear com o cachorro ou até fazer uma caminhada por si própria é aconselhado. Também ajudaria se fizesse alguma atividade aeróbica e/ou praticasse algum esporte.

  • 3. Saia da rotina

  • Marque programas diferentes, almoce fora, se distraia, porém, não o faça sozinho, marque esses programas com familiares ou amigos, ou os chame para ir à sua casa fazer algo diferente, relaxe o corpo e a mente.

  • 4. Seja organizado

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  • Não somente com as coisas (pertences), mas também com as tarefas. É interessante colocar no papel tudo o que se deve fazer no dia, fazendo primeiro os mais importantes, pois, se não conseguir terminar, o urgente está pronto. Devido à fadiga pode ser que se sinta incapaz de fazer o que precisa, mas lembre-se do primeiro ponto: não pare e descanse somente no final. Porém, não há problema algum em relaxar entre uma atividade e outra, afinal, a culpa não é sua, e nem se pode forçar, seu corpo precisa disso.

  • 5. Procure ajuda

  • É importante passar em médicos e/ou psicanalistas para entender melhor sobre a doença e se tratar. Outra dica importante é procurar por relatos de pessoas que passaram ou estão passando por isso, existem blogs ou sites sobre isso, também podendo encontrar grupos de apoio online.

  • Para mais informações, visite o myos.

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Tatiana tem grande paixão por escrever e pretende ajudar as pessoas com isso, ou entreter, no caso de seu blog http://inspiration-tatis.blogspot.com.br.

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A fadiga persistente pode ser causada por uma síndrome, chamada Síndrome da Fadiga Crônica. Veja o que fazer.
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